XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

AVALIAÇÃO FUNCIONAL E ESTRUTURAL DE ESTRADAS RURAIS - ESTRADA MUNICIPAL ENTRE ALFENAS E A BALSA DA HARMONIA
Silvio Rodrigues Filho*; Ederson Silveira Freire**; Felipe Manso Monteiro**.


Estradas rurais têm sido desenvolvidas, em função da expansão dos municípios e da exigência natural da população de se deslocar e fomentar o crescimento da economia local. Essas estradas, em um primeiro momento, são utilizadas por uma demanda reprimida que vai, gradativamente, aumentando e exigindo uma qualidade de rolamento e segurança operacional cada vez maior, demandando à municipalidade, atividades de manutenção e intervenções. Essas, contudo, carecem de tecnologias que permitam definir quais seriam os momentos adequados às atividades de manutenção e intervenções. Hoje no Brasil, o que se dispõe são informações, baseadas em experiências internacionais, que definem, em função da capacidade de suporte do subleito em termos de CBR (%) - Índice de suporte Califórnia, e Tráfego atuante em função do Volume Diário Médio (VDM) de um determinado veículo padrão com carga por eixo de 8,2t, uma espessura mínima de revestimento primário, normalmente, utilizado em estradas rurais. Contudo, não há uma definição brasileira quanto à necessidade de manutenção e/ou intervenção localizada ou não, nem quando se executar uma manutenção e/ou intervenção, em função da qualidade de rolamento ou de sua segurança operacional, função dos defeitos mais comuns como trilhas de roda e corrugações. Portanto, esse trabalho procura identificar uma maneira, em termos de proposta, para definição desses gatilhos, considerando a análise/estudo desses defeitos mais comuns, associados à capacidade de suporte do subleito e do Volume Diário Médio (VDM) relacionado ao veículo padrão (8,2t por eixo) usado no dimensionamento de estruturas de pavimentos flexíveis no Brasil, propondo relacionar trilhas de roda e corrugações a esses dados de forma a definir momentos adequados às atividades de manutenção e intervenções. Para tanto, foi escolhida como palco dessas análises/estudos, a região do bairro da Harmonia, na zona rural do município de Alfenas, em face de sua grande importância econômica e social no desenvolvimento da cidade. Essa estrada liga Alfenas ao bairro do Barranco Alto, à cidade de Alterosa e à cidade de Areado, passando pela balsa que é o único meio de transpor a represa de furnas. Trata-se, portanto, de um trecho de estrada de terra municipal vital ao desenvolvimento do município e entorno, com extensão de aproximadamente 10 quilômetros. A estrada da Harmonia foi criada por volta de 1914 para acessar uma estação ferroviária. A rede ferroviária, tinha como objetivo se interligar à navegação fluvial do rio Sapucaí. Tinha como foco o abastecimento das embarcações que faziam a rede hidroviária ligando Alfenas, Dores da Boa Esperança, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro e parte de Guapé, ao porto de Fama (que então era distrito de Paraguaçu), ao Porto Carrito e Porto Belo, em Carmo do Rio Claro. Esse era o principal meio de transporte de pessoas e cargas na época, quando as embarcações tinham capacidade para transportar 20 pessoas e até 30 toneladas de cargas. Com o passar dos anos, foi extinta a hidrovia e, um pouco mais tarde, a Rede Ferroviária Sul Mineira também deixou de circular, passando a estrada a ser utilizada para locomoção de pedestres, veículos com tração animal e pouco mais adiante pelos veículos automotores. Atualmente, essa estrada rural tem revestimento primário e continua tendo uma grande importância para a região. A sua periferia abriga um número considerável de produtores, sitiantes, trabalhadores, famílias e também um número alto de condomínios de chácaras. Os filhos dos residentes, que estudam em Alfenas, fazem o trajeto escolar com veículos fornecido pela Prefeitura Municipal de Alfenas. Essa estrada rural em período chuvoso, fica bastante comprometida, fazendo com que os alunos deixem de frequentar as aulas por não ter condições de locomoção. Não existe transporte coletivo diário, em face a essa rodovia não ser pavimentada. O transporte coletivo que existe, da empresa ALFETUR faz o trajeto Alfenas – Barranco Alto – Alfenas, três vezes por semana, uma vez de manhã e outra no final da tarde. Isso prejudica o transporte dos moradores dessa localidade, fazendo com que esses desloquem-se por caronas, ou até mesmo em cima de carroceria de caminhões que por ali trafegam, gerando problemas de falta de segurança aos passageiros. Próximo à balsa do bairro da Harmonia existe um porto de areia, que faz o uso da estrada rural objeto desse estudo. O tráfego de caminhões é intenso decorrente de empresas de cidades circunvizinhas (Machado, Paraguaçu, Poço Fundo, Campos Gerais, entre outras) que vêm comprar areia. Tal fato agrava ainda mais a trafegabilidade dessa estrada. Os caminhões transitam com um peso bem elevado, gerando intervenções constantes. São objetivos específicos deste projeto: analisar amostras do solo do trecho da via em estudo; quantificar e classificar os veículos usuários da via e analisar o traçado de projeto da via, com proposta de ampliação de faixa de rolamento.

*Docente do Curso de Engenharia Civil da UNIFENAS em Alfenas.
**Discentes do Curso de Engenharia Civil da UNIFENAS em Alfenas.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


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