XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

UNIFENAS SOLIDÁRIA III: GINCANA UNIVERSITÁRIA
Maxliano Barros Fernandes Reis*; Ana Maria de Abreu*; Andreia Martins Amaro*; Bianca Rosa Guimarães*; Fábio Peron Carballo*; Fernando Félix Ranuzzi*; Renato Ângelo da Silva*; Acadêmicos dos Cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física**.

O termo Solidariedade vem do ato de bondade com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Na concepção da palavra, significa cooperação mútua entre duas ou mais pessoas, interdependência entre seres e coisas e identidade de sentimentos, de ideias, de doutrinas (HOUAISS, 2010). A questão da responsabilidade social e da solidariedade se tornou o ponto de partida para o estabelecimento do compromisso de diversas instituições e organizações privadas com o ambiente em que se inserem e com a comunidade que direta ou indiretamente se apresentam como demanda social (GUERREIRO, 2015). O presente projeto teve como objetivo mobilizar toda a comunidade acadêmica em prol da conscientização social e do legítimo exercício da cidadania, além de intensificar a inserção acadêmica na comunidade. O projeto foi realizado pelos alunos dos cursos de Fisioterapia, Biomedicina e Educação Física da UNIFENAS campus Divinópolis e orientado pelos professores envolvidos no projeto. O projeto teve a duração de dez dias para realização das tarefas. Foi criada uma Comissão Organizadora composta por membros docentes e discentes para julgar todas as situações previstas ou não neste regulamento, excepcionais ou de conflito de opiniões, sendo soberana e, somente, ouvirá os representantes das equipes. Não foram aceitas alegações de desconhecimento deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do mesmo. Participaram da gincana todos os alunos, regularmente matriculados, mediante preenchimento da ficha de inscrição. As equipes não puderam contar com membros do corpo discente, docente, funcionários, coordenação e direção. Cada equipe nomeou três (3) alunos que irão atuar como líderes de equipe e estes foram responsáveis por direcionamento da equipe na arrecadação dos itens da gincana e participar das reuniões, quando convocados pela comissão organizadora. A ficha de inscrição teve que ser entregue devidamente preenchida até a data pré-estabelecida e acompanhada de 1 litro de leite longa vida por aluno inscrito.  Cada equipe teve o direito de inscrever no mínimo 20 e no máximo 30 alunos. As ações envolviam arrecadações diversas, tais como a de alimentos não perecíveis, doação de sangue, cadastro para doação voluntária de medula óssea e outras atividades de cunho beneficente e voluntário. O 4º período de Biomedicina ficou em primeiro lugar seguido pelo 8º de fisioterapia e 2º período de Educação Física. A entrega dos donativos arrecadados foi realizada e agendada com as instituições pela comissão organizadora de acordo com o cronograma divulgado.

 

*Professores do Curso de Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Divinópolis-MG.
**Acadêmicos do Curso de Biomedicina, Fisioterapia e Educação Física da UNIFENAS, câmpus de Divinópolis-MG.

                               


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


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