XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

VIVENDO SOBRE RODAS II
Helenise Aparecida Pereira Rabelo*; Ana Maria de Abreu*; Bianca Rosa Guimarães*; Aline Rabelo de Almeida**; Fernanda Aparecida Gabriel**; Gleice Kelly Rodrigues da Silva**; Jordania Aparecida dos Reis**; Keilla Lacerda Santos**.


Atualmente, no Brasil, existem cerca de 45,6 milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência, totalizando 23,9% da população (GALVÃO et al 2013). Os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgados em 2001 revelam que 30% das pessoas possuem deficiência por doenças em geral; os acidentes de trânsito equivalem a 5,5% das causas. Uma quota significativa dos deficientes depende da cadeira de rodas para se locomover (SANTOS et al 2013). A cadeira de rodas está entre os produtos e tecnologias assistidas, destinados a facilitar a mobilidade e o transporte de pessoas que apresentam impossibilidade, definitiva ou temporária, de deambulação em ambientes interiores e exteriores. É um importante fator de integração comunitária e de participação social, devendo, assim, promover apoio ao esqueleto, manter a integridade física, e possibilitar mobilidade (OSSADA et al, 2014). Segundo Souza et al (2010), a relação com a cadeira de rodas desencadeia um ilimitado número de sentimentos e comportamentos inerentes à natureza humana, podendo apresentar o estigma relacionado à dependência funcional, ao preconceito, a inutilidade do ser humano, aos déficits mentais e cognitivos. A condição de deficiência em que a apresentação corporal evidencia a diferença entre o inteiro e o fragmentado, entre o perfeito e o imperfeito, associado a um equipamento como a cadeira de rodas, aumenta excessivamente a diferença aos olhos da sociedade. O presente projeto teve como objetivo salientar a importância do suporte locomotivo ao paciente, informando principalmente seu conceito, aplicações e benefícios e destacar a importância do posicionamento corporal adequado na prevenção de problemas acarretados pela má postura; garantindo desta forma a integridade física, integração comunitária e participação social do usuário de cadeira de rodas. O projeto foi desenvolvido na Clínica de Fisioterapia da UNIFENAS Campus Divinópolis e direcionado aos portadores de deficiência e necessidades especiais, dependentes do uso de cadeira de rodas e aos seus respectivos cuidadores. Ao final do projeto o portador de deficiência e necessidades especiais, assim como seus cuidadores teve a capacidade de conhecer e reconhecer a cadeira de rodas como um equipamento, também, facilitador da reorganização das atividades e da liberdade de movimento, que permite ao usuário a expressão de autonomia, o alcance do mais alto patamar de independência biopsicossocial e a aptidão para participar e pleitear, perante a sociedade, o direito da inclusão social.

 

*Professores da UNIFENAS Campus Divinópolis - MG
**Acadêmicos da UNIFENAS Campus de Divinópolis - MG

                               


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


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