XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

CIDADANIA NA ESCOLA
Sônia Boczar*; Nivalda de Lima Silva*; Alunos dos diversos períodos de Direito**.


A Constituição Federal de 1988 define, em seu artigo 205, “a Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. Um dos principais objetivos do projeto de extensão denominado “Cidadania na Escola” é o de justamente preencher esse déficit do conhecimento do alunado, levando às escolas públicas e privadas os alunos de Direito, para fazer palestras sobre o exercício da cidadania através dos Direitos Políticos, fazendo com que os alunos do ensino fundamental e médio possam compreender as funções dos diversos cargos eletivos, os sistemas majoritário e proporcional das eleições, a República, o princípio da separação dos poderes, a função dos partidos políticos, etc. Para que os alunos possam bem desempenhar tais funções, além das aulas curriculares sobre os direitos políticos, eles passam por uma preparação e capacitação para elaborarem os materiais didáticos e as suas palestras. Após essa preparação, os próprios alunos entram em contato com as diversas escolas que pretendem visitar, levando uma correspondência oficial da Coordenadora do Curso de Direito ao(à) Diretor(a) do estabelecimento educacional. Assim, marcam uma data e horário específico e sala onde ocorrerão as palestras. Depois de documentarem o evento, com fotos, lista de presença, etc., cada grupo fará um relatório, em conformidade com as normas técnicas, de sua experiência no projeto e dos resultados obtidos, com o número de pessoas beneficiadas. Várias escolas foram visitadas, variando o público alvo.

 

*Professores do Curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Alfenas - MG.
**Acadêmicos do Curso de Direito da UNIFENAS, câmpus de Alfenas - MG.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


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