XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ESCOLA: DISSIPANDO A CIÊNCIA NA ÁREA DE QUÍMICA
Wendel Luiz de Oliveira*; Renato Ângelo da Silva*; Alunos do 4º período de biomedicina.


Diferentemente do que muitos estudantes pensam, a química é uma ciência que não está limitada somente às pesquisas de laboratório e à produção industrial. Pelo contrário, ela está muito presente em nosso cotidiano das mais variadas formas e é parte importante dele. Seu principal foco de estudo é a matéria, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A Química explica diversos fenômenos da natureza e esse conhecimento pode ser utilizado em benefício do ser humano. Os avanços da tecnologia e da sociedade só foram possíveis graças às contribuições da Química. Por exemplo: na medicina, em que os medicamentos e métodos de tratamento têm prolongado a vida de muitas pessoas; no desenvolvimento da agricultura; na produção de combustíveis mais potentes e renováveis; entre outros aspectos extremamente importantes. Ao mesmo tempo, se esse conhecimento não for bem usado, ele pode (assim como vimos acontecer algumas vezes ao longo da história) ser usado de forma errada. De tal modo, o futuro da humanidade depende de como será utilizado o conhecimento químico. Daí a importância do estudo desta ciência. “Trata-se de formar o cidadão-aluno para sobreviver e atuar de forma responsável e comprometida nesta sociedade científico-tecnológica, na qual a Química aparece como relevante instrumento para investigação, produção de bens e desenvolvimento socioeconômico e interfere diretamente no cotidiano das pessoas” (AGUIAR, MARIA e MARTINS, 2003, p. 18). Esse projeto teve como objetivo selecionar os conteúdos de modo a raciona-los de forma contextualizada, com o cotidiano do aluno.  Foram realizadas discussões de aspectos sociais, a fim de instigar no aluno o senso crítico sobre as tomadas de decisões para solucionar problemas simples do mundo atual. Neste contexto o intuito é diminuir o pré-conceito da química, como sempre escutamos: “Eu odeio Química! Por que a disciplina sofre este estigma? Um estudo de caso em escolas da rede pública” foi desenvolvido com o objetivo inicial de conhecer as principais atividades vivenciadas pelos alunos no cotidiano escolar. Num segundo momento as projeções foram promover reflexões sobre os assuntos apresentados na Química, ouvindo dos alunos como era e como gostariam que fossem ministradas as aulas. Quais as ausências percebidas no ensino-aprendizagem e quais, segundo eles, eram fatores que mobilizavam suas motivações e interesse.  

*Docentes dos cursos Biomedicina da UNIFENAS, Campus de Divinópolis-MG.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


Voltar