XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: ESTIMULANDO CONCEITOS EMPREENDEDORES EM JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE ALFENAS-MG
Diogo Gontijo Borges*; Ana Paula Rocha da Silva**; Nathan Rodrigues Oliveira**; Rachel Massau Teófilo**; Shirley Roberta de Souza Maciel de Oliveira**; Matheus Rodrigues Nascimento****.


Atualmente, a educação profissional procura se ajustar às demandas de um novo e exigente mercado de trabalho que está diretamente ligado à inovação e tecnologia, exigindo dos futuros profissionais um conjunto de habilidades e competências através da apreensão do conhecimento, do saber científico e tecnológico, do saber fazer e de domínios operacionais que se tornam indispensáveis na tomada de decisões. Neste contexto, surge a educação empreendedora, que motiva e estimula cada indivíduo, isolado ou integrado em um grupo, a desenvolver suas habilidades e posteriormente identificar uma oportunidade e concretizá-la com o intuito de produzir um novo valor ou resultado econômico. Sendo assim, o presente trabalho buscou estimular os alunos do ensino médio de escolas públicas da cidade de Alfenas-MG a desenvolverem suas habilidades empreendedoras, atingindo assim 700 alunos de 3 escolas distintas contando com o apoio de 40 professores. Para tal, foi utilizada a metodologia CANVAS, onde foi proposto aos alunos a estruturarem um possível modelo de negócio, no qual foram apontadas potenciais ideias e posteriormente transformada em um produto rentável. Com o trabalho desenvolvido, foi possível observar o grande interesse dos alunos em abrirem o seu próprio negócio, por acreditarem ser uma possibilidade condizente à sua realidade. No entanto, a maioria dos participantes desconheciam os conceitos empreendedores, os quais foram expostos de forma lúdica antes do início das atividades pelos discentes integrantes da Liga Empreendedora Universitária da UNIFENAS (LEU), com o objetivo de despertar o espírito empreendedor de cada indivíduo. Os resultados obtidos com os modelos de negócio através da metodologia CANVAS, mostraram que os alunos assimilaram a ideia e a importância da educação empreendedora, adquirindo noções básicas sobre organização de negócios, estruturação e previsões futuras, garantindo um conhecimento prévio para aplicação em possíveis negócios. Com isso, fica claro que a educação empreendedora é de fundamental importância na formação pessoal e profissional de cada indivíduo, assegurando a eles um futuro promissor.

 
*Docente Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e coordenador da Liga Empreendedora Universitária (LEU).
**Discentes da Universidade da Universidade José do Rosário Vellano (UNIFENAS) e membros da Liga Empreendedora Universitária (LEU).


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


Voltar