XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

MOVIMENTA-AÇÃO: INTEGRAÇÃO PROFISSIONAL
Ana Maria de Abreu*; Fábio Perón Carballo**; Maxliano Barros Reis*; Paulo Eduardo Sousa Medeiros**; Viviane Gontijo Augusto**; Wendell Costa Bila**; ***Acadêmicos do Curso de Educação Física-Bacharelado.


Nos últimos anos, muitos países têm passado por transição epidemiológica, que pode ser entendida como uma mudança de padrões de morte, morbidade e invalidez, ocorridas em conjunto com as transformações demográficas e socioeconômicas de uma população específica (BISPO JÚNIOR, 2010; OMRAN, 2001; SANTOS-PRECIADO, et al, 2003). De acordo com este atual cenário epidemiológico, as pessoas deficientes no Brasil representam 23,9% da população (IBGE, 2010). Algumas dessas condições, juntamente com o envelhecimento populacional, apresentam maior potencial para limitação da capacidade funcional individual (LIMA-COSTA et al, 2003). A violência urbana, especialmente os acidentes de tráfego, também contribui para o aumento do número de indivíduos com incapacidade (BISPO JÚNIOR, 2010; IBGE, 2010). O Projeto Movimenta-Ação prevê, dentre seus braços de atuação, o trabalho interdisciplinar envolvendo especialmente Educação Física e Fisioterapia, objetivando minimizar os efeitos do sedentarismo e proporcionar ganhos funcionais, utilizando especialmente o ambiente da Clínica UNIFENAS-Câmpus Divinópolis. Observa-se a necessidade de efetiva implementação de uma nova política de cuidado com a saúde, que tenha como objetivo preservar as habilidades físicas e mentais necessárias à manutenção de uma vida independente e autônoma, especialmente por meio dos conhecidos benefícios da atividade física em pacientes submetidos a tratamento fisioterapêutico na Universidade José do Rosário Vellano-UNIFENAS-Divinópolis. Serão implementados em 2018 ações que avaliem a funcionalidade, níveis de dor e qualidade de vida de freqüentadores da Clínica da UNIFENAS-Divinópolis, assim como descrever o perfil dos pacientes, quanto aos aspectos sociodemográficos, hábitos de vida, níveis de dor, saúde mental e qualidade de vida. Serão utilizados instrumentos como a escala verbal de dor, WHODAS 2.0 (World Health Organization Disability Assessment Schedule) e SF-36 (Qualidade de vida). As instalações próprias em quatro modernos prédios e seis módulos, inauguradas em 2003, propiciam condições adequadas ao ensino, pesquisa e extensão, com especial atenção à Clínica, com suas amplas salas para a realização de avaliação física e fisioterápica, auditório para atividades de salão, piscina aquecida, pista de atletismo e espaços para aulas de grupo, caminhadas, recreação e outros eventos. Os acadêmicos de Educação Física-Bacharelado passarão por um processo de treinamento e normatização da prática, com devida unificação de linguagem terapêutica. A prescrição e desenvolvimento das atividades serão baseadas especialmente nas recomendações do American College of Sports Medicine (ACSM), American Heart Association (AHA) e Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), com programas de treinamento cuja duração terá média de 50-60 minutos. Espera-se a possibilidade de atuação de profissionais e acadêmicos de Educação Física e Fisioterapia junto à comunidade, na melhoria da qualidade de vida dos praticantes e fortalecimento da inserção profissional destas áreas.

*Professores do curso de Fisioterapia da UNIFENAS, câmpus Divinópolis-MG.
** Professores do curso de Educação Física-Bacharelado da UNIFENAS, câmpus Divinópolis-MG.
***Acadêmicos do Curso de Educação Física-Bacharelado da UNIFENAS, câmpus Divinópolis-MG.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


Voltar