XVII FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA UNIFENAS
9 a 13 de abril de 2018

MOVIMENTO E SAÚDE: POR UMA VIDA MAIS ATIVA
Ana Maria de Abreu*; Fábio Perón Carballo**; Maxliano Barros Reis*; Paulo Eduardo Sousa Medeiros; Viviane Gontijo Augusto*; Wendell Costa Bila**; Acadêmicos do Curso de Educação Física-Bacharelado***.


O sedentarismo e o aumento no número de doenças crônicas frequentemente criam um ciclo vicioso no serviço de saúde. Doenças e inabilidade reduzem o nível de atividade física na população que, por sua vez, predispõem o indivíduo ao maior risco de incapacidade funcional (COELHO e BURINI, 2009). Neste sentido, existem fortes evidências de associação entre atividade física e promoção de saúde (FREESE & FOTBONNE, 2006). Estudos epidemiológicos demonstram que a inatividade física aumenta substancialmente a incidência de câncer, diabetes mellitus, osteoporose, obesidade, mortalidade, dislipidemia, depressão, demência, ansiedade, etc. (KATZMARZYK & JANSSEN, 2004; GREGG et al., 2006). O Projeto Movimento é saúde objetiva o envolvimento social em atividades que promovam a discussão e atuação relacionadas à atividade física e seus benefícios, nas suas diversas possibilidades para todas as faixas etárias, especialmente a criança e o jovem/adolescente. Além deste enfoque, potencializa o envolvimento dos acadêmicos do curso de Educação Física-Bacharelado nestas temáticas. Dentre os destaques neste ano de 2017, é possível citar a abordagem investigativa do nível de sedentarismo no ensino médio e atividades promotoras de saúde, que apontaram 37% de alunos do 3º ano sempre praticam atividades físicas/esportes, mas 47% nunca (ou quase nunca) o fazem. Outro braço investigatório relacionado à importância das atividades lúdicas para adolescentes revelou que, dentre os esportes mais vivenciados nas aulas de Educação Física, o Futebol obteve 60% das respostas, seguido do Handebol (30%) e voleibol (10%). Neste aspecto, 100% dos entrevistados revelaram que só fazem parte de alguma equipe esportiva durante as próprias aulas de Educação Física, contribuindo inclusive para o autoconhecimento do desempenho físico. Metade dos entrevistados (50%) respondeu que as noções de aquecimento foram obtidas também nas aulas de Educação Física escolar. Um ponto importante revelado após atividades físicas orientadas em alunos do ensino médio foi que 80% dos praticantes apontaram modificação positiva no nível de stress após a realização destas atividades. 178 estudantes também do ensino médio de uma escola estadual da cidade de Carmo da Mata - MG, participaram de um ciclo de palestras com quatro temas específicos relacionados a áreas de atuação do Bacharel de Educação Física. Utilizando-se a escala Likert, 67% avaliaram esta atividade como excelente e 25% avaliaram como muito bom, dos 98% que responderam. Em uma abordagem com 30 adolescentes com idade entre 16-18 anos (18 do sexo masculino e 12 do sexo feminino), foi utilizado o questionário para investigação da motivação para a prática esportiva proposto por GAYA e CARDOSO (1998). Neste inquérito, observou-se que 80% relataram que suas motivações relacionavam simplesmente ao exercitar-se, brincar, encontrar novos amigos e divertirem-se. Curiosamente, 10% responderam como nada importantes os aspectos relacionados ao emagrecimento, manutenção da forma, desenvolvimento de novas habilidades, para vencer ou mesmo para tornarem-se atletas. As atividades desenvolvidas e os resultados encontrados apontam importantes informações referentes a realidades intimamente ligadas a aspectos sociais e práticos relacionados à atividade física, impulsionando inclusive as atividades planejadas para o ano de 2018, possibilitando ações efetivas nos ambientes próprios da Unifenas-Campus Divinópolis, bem como vários outros oferecidos pela cidade de Divinópolis de região.

 

*Professores do curso de Fisioterapia da UNIFENAS, câmpus Divinópolis-MG.
**Professores do curso de Educação Física-Bacharelado da UNIFENAS, câmpus Divinópolis.
***Acadêmicos do Curso de Educação Física-Bacharelado da UNIFENAS, câmpus Divinópolis.


FÓRUM DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA - UNIFENAS, 17ª Edição, 2018
Anais - Versão on-line ISSN 1679-7124


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