MÚSICA É VIDA
Mônica Fernandes*; Flávia Aparecida Alves**; Karen Helena Teixeira Amâncio**; Pâmela da Silva Gomes Domingos**; Marisa Marques Ferreira**; Tânia Cristina Ferreira**; Angélica Cristina da Silva Freire**; Kennedy Afonso Domingues Maciel**; Carolina Esteves Martins**; Helena Aparecida Martins**; Paula Cristina Terra Martins**; Cláudia Maria Mégda**; Nayara Fernandes Melo**; Mariana Bernardes de Moraes**; Bárbara Luiza Novais**; Mayra Christina Lopes Pereira**; Pâmela Lara Pinto**; Bruna Aparecida Reis**; Celsianne Batista Rodrigues**; Alessandra dos Santos Santana**; Juliana Ribeiro dos Santos**; Mariana das Dores Santos**; Jéssica da Silva Souza**; Lilian Swerts**; Juliana Castilho Tavares**.

Trata-se de um projeto de extensão com o objetivo de revelar a importância da música no desenvolvimento infantil, em especial na aprendizagem e no convívio social, mas também mostrar a importância da música na intervenção do tratamento hospitalar e sua eficácia no processo de recuperação de crianças hospitalizadas. O projeto visa a aplicar recursos para que a música seja utilizada como ferramenta indispensável na educação infantil, como elemento de inclusão e até mesmo sua eficácia no ensino de Língua Inglesa, podendo ser utilizada como coadjuvante no convívio entre mãe e bebê, no desenvolvimento corporal e levando-se em consideração seu envolvimento com a Psicomotricidade. Pretende-se estudar os efeitos da música no ser e no meio afetivo, ou seja, em diversos aspectos, inclusive colocando-se em discussão como a música pode revelar a cultura brasileira, no seu confronto com a história. Toda a temática foi preliminarmente pesquisada por alunos do 4º. Período do Curso de Pedagogia da UNIFENAS, sob a orientação da Profa. Mônica Fernandes. Tem-se como objetivo, em 2012, formar alguns grupos de interesse e desenvolver oficinas musicais em diversas escolas públicas e privadas, propondo-se confrontar as pesquisas realizadas com as diversas possibilidades de uso da música, seja no ambiente escolar ou hospitalar, seja no processo de inclusão ou de aprendizagem, seja no convívio social ou na relação mãe e bebê, seja no ensino de outras línguas ou na educação infantil em geral. Depois de executadas as oficinas, será realizado um seminário de apresentação dos resultados obtidos e publicação de material para facilitação e ampliação do uso da música no desenvolvimento infantil.

*Professor(a) da UNIFENAS, Câmpus Alfenas
**Acadêmicos da Unifenas, Câmpus UNIFENAS