A SENSIBILIDADE E A EFICÁCIA DO TOQUE PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE CRIANÇAS COM DEFICIT DE APRENDIZAGEM
Andreia Martins Amaro*; Celina Soares de Faria Cristino; Clara Jane da Fonseca Lima**.
Estresse não é privilégio dos adultos. Crianças também estão expostas a problemas e o resultado não é diferente do nosso: agitação e ansiedade principalmente na escola. Com isso as crianças acabam tendo um resultado ruim na aquisição do aprendizado, seu desenvolvimento é lento e a agressividade é contínua o que dificulta o relacionamento no ambiente escolar. É muito comum os alunos chegarem à escola já agitados e a combinação da pressão escolar com questões contemporâneas, como superlotação das classes e aumento da agressividade entre os jovens faz com que esse ambiente se torne insustentável e impossível para o aprendizado. Esse projeto visa levar a Massagem para a escola como forma de amenizar e melhorar o aprendizado das crianças, o relacionamento e desenvolvimento cognitivo na fase escolar. A massagem Sueca consiste em manobras deslizantes e amassamento aumentando a circulação periférica juntamente com exercícios de respiração, fazendo fluir melhor a circulação sanguínea, a oxigenação do cérebro, desacelerando os batimentos cardíacos proporcionando melhor concentração, calma, tranquilidade e relaxamento para os alunos antes da aula.
Palavras chave: Estresse, Massagem, Desenvolvimento cognitivo.
*Professor da UNIFENAS, campus Divinópolis - MG.
**Acadêmicos da UNIFENAS, campus Divinópolis - MG.
|