CONSTRUINDO A ACESSIBILIDADE
Bruno Tobias*; José Roberto Paoliello**; ***Andrei Mendes Pereira; ***Marcos Paulo de oliveira Morais; ***Letícia Cristina Barbosa Kramer Chiomark; ***Wildson Paulo Dos Reis; ***Poenna Viçoso Veiga

A lei n° 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que trata preponderantemente a Acessibilidade, estabelece uma nova visão e uma responsabilidade plural para todos os setores envolvidos com o contexto espacial, público e comum de todos, ao estabelecer em seu artigo 1° normas gerais e critérios para que a acessibilidade seja promovida, ainda que reservado este acesso às pessoas portadoras de deficiência ou mobilidade reduzida. Direito de todo cidadão, a Acessibilidade é uma característica essencial do ambiente para garantir a melhoria da qualidade de vida das pessoas, devendo contemplar os espaços, o meio físico, o transporte, a informação, a comunicação e as edificações de uso público ou coletivo, tanto na cidade quanto no espaço rural. No Brasil, o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que norteou sobre o quesito de pessoas com deficiência, apontou para mais de 45,6 milhões de brasileiros que declararam ter alguma deficiência. A maioria destas pessoas tem sua mobilidade reduzida devido à falta de planejamento e organização físicoespacial. Caracteriza-se como uma das funções do Engenheiro Civil, desde sua formação à sua atuação profissional, a missão da defesa do bem-estar e da segurança de pessoas e bens. A sua participação cumpre-se desde as intervenções mais clássicas, ao nível de estrutura, do meio edificado, da valorização dos espaços públicos, da mobilidade e dos transportes, até áreas mais recentes relacionadas com as tecnologias de informação, a eletrotecnia, os materiais, a mecânica, a geográfica e etc. A problemática da Acessibilidade passa necessariamente pela intervenção da Engenharia Civil. Assim sendo, para o curso de Engenharia Civil, nota-se que as disciplinas Desenho Projetivo, Desenho Assistido por Computador, Topografia e Geodésia I e Projeto Arquitetônico e Materiais para Construção Civil convergem em seus objetivos na estruturação de elaboração e execução de projetos. Desta maneira, cada uma dessas disciplinas, distribuindo suas ementas sobre o Projeto Construindo a Acessibilidade, fragmenta-se tal nas seguintes etapas: Levantamento bibliográfico, onde serão estudadas a lei 10.098/00 e NBR 9050/04. Medição da Praça Getúlio Vargas, com técnicas de Topografia e Geodésia I. Implementação da planta da Praça Getúlio Vargas com utilização de conceitos de Desenho Projetivo e Desenho Assistido por Computador. Pesquisa de campo com registro de projetos acessíveis e não acessíveis. Confecção de material diverso para apresentação, em prol dos objetivos da disciplina Projeto Arquitetônico. O Projeto Construindo a Acessibilidade tem por objetivos a integração ensino e pesquisa na busca de alternativas aos problemas e aspirações da comunidade, no quesito Acessibilidade, tendo como resultados o apontamento das principais falhas técnicas nas construções rurais e urbanas da cidade de Alfenas e soluções para tais. Um dos impactos esperados é a desmistificação a crença sobre o custo de uma obra acessível ser superior à de uma obra sem acessibilidade ao mesmo tempo em que direciona a população à busca de soluções técnicas para problemas de mobilidade. A culminância do Projeto se dará no dia 8 de novembro na Praça Getúlio Vargas, dimensionada e alocada às distribuições de espaços pelos alunos segundo dados por eles colhidos com a apresentação dos materiais confeccionados e orientações à comunidade alfenense acerca Acessibilidade.

*Professor Me. do curso de Engenharia Civil da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
**Coordenador do Curso de Engenharia Civil da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
*** Acadêmicos da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.