EDUCAÇÃO FÍSICA EM AÇÃO
Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra*; Yvan Fernandes Vilas Boas*; César Augusto Costa Rodrigues*; Márcia Ribeiro Moysés*; Giuliano Roberto da Silva*.

Embora o conhecimento sempre tenha sido necessário para elaborar os produtos, sua importância aumentou vertiginosamente com o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, particularmente nas últimas décadas do século XX. Com o avanço tecnológico e as novas metodologias empregadas nos produtos e serviços, houve um impacto negativo na qualidade de vida das pessoas. O sedentarismo aliado à má alimentação somaram forças e fizeram da população uma comunidade doente, com índices elevados de prevalência de obesidade, hipertensão e diabetes. O objetivo da atividade Educação Física em Ação foi levar as novas tendências do exercício físico, do mundo do fitness e das tecnologias aplicadas à saúde física e mental, aos adolescentes. As atividades foram organizadas e executadas pelos alunos do curso de Educação Física na sua totalidade, contando com a presença dos quatro períodos em estudo. Teve seu início no ano de 2013 e sua segunda edição em 2014. Participaram do projeto 1800 alunos da Escola Estadual Dr. Emílio da Silveira da cidade de Alfenas – MG. Foram elaboradas 20 atividades divididas por salas de aula para facilitar o acesso dos alunos. A cada momento os alunos se revezavam nas atividades para que todos participassem da maioria delas. As atividades foram divididas em duas metodologias: aula prática e aula teórica. As aulas práticas foram: Ginástica de academia, Jump, Step, alongamento, motricidade e coordenação motora. Também os alunos do curso de Educação Física expuseram através de aulas teóricas temas relevantes sobre qualidade de vida e exercício físico. Conclui-se que metodologias intuitivas e inovadoras podem contribuir para uma mudança no comportamento das pessoas para uma vida melhor e mais saudável.

*Docentes da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG