FEIRAS DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA AGRICULTURA
Douglas José Marques*; Paulo Roberto Corrêa Landgraf*; Fábio Augusto Ishimoto**; André Rodolfo Lima da Silva**; Tamara Aparecida de Oliveira**; Luís Augusto de Freitas Roewer**; Amauri Franco de Oliveira Júnior**; Jessica M do Bem**; Belchior de Souza Costa**; Fabio Stapani**
As Atividades Integradoras consistem em inovações pedagógicas cuja finalidade é alterar a concepção dos cursos, tornando-os mais próximos das relações práticas da vida profissional e da realidade social brasileira. Destinam-se, sobretudo, à atualização curricular com conteúdos programáticos variáveis pela incorporação de temas novos e de relevância científica, mas que não se desenvolvem em disciplinas autônomas. Tem como objetivo estimular o educando para o valor do raciocínio, explanação e prática em todas as disciplinas. Componentes obrigatórios, essas atividades permitem novas situações que facilitarão o desenvolvimento de competências e habilidades importantes na formação do discente, repercutindo em sua vida profissional. São elas: análise de problemas da sociedade na busca de soluções individuais e/ou coletivas; tomadas de decisões; vivência de situações de liderança; desenvolvimento de perfil empreendedor e comunicação de relações interpessoais, entre outras. Nos anos de 2013 e 2014 foram realizadas no curso de Agronomia da UNIFENAS a primeira "Feira de Tecnológica para o Cultivo Protegido e Culturas de Inverno", essas atividades foram desenvolvidas pelos alunos matriculados na disciplina de Atividades Integradoras mobilizando mais de 200 alunos envolvidos no evento além da participação de escolas municipais e produtores rurais da região. Já para o segundo dia de campo intitulado de "Inovações Tecnológicas na Agricultura", houve um avanço muito grande na organização e também no tamanho do evento que se tornou uma grande atividade de pesquisa, ensino e extensão. Alguns alunos envolvidos foram entrevistados pela imprensa onde segue a fala dos mesmos, que foram transmitas pela televisão e jornal "O aluno Marlon José Figueiredo Júnior, do 5º período, expôs o Sistema Mandala de Produção, que tem como maior benefício obter grandes produções de hortaliças em uma pequena área. Este sistema é voltado para culturas orgânicas e oferece irrigação uniforme e outros benefícios para a agricultura familiar". "Felipe Gomes Lima, estudante do 5º período, falou sobre o gengibre ornamental, que, segundo ele, é um ramo de floricultura com muito campo para ser pesquisado e para trabalho do engenheiro agrônomo. Porém, o pessoal acaba focando, na maioria das vezes, em grandes culturas ou olerícolas ou somente a parte da Fitotecnia ou adubação". Atualmente a Terceira Feira Tecnológica desenvolvida pelos alunos do curso de Agronomia já está em plena atividade, onde estão envolvidos na organização todos os alunos matriculados na disciplina de Atividades Integradoras e alunos de diferentes períodos, além dos alunos do Núcleo de Estudos em Olericultura.
*Professor da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
**Acadêmicos da UNIFENAS, campus de Alfenas - MG.
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