LIBRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: JARDIM SECRETO - SEMEANDO SINAIS - A divulgação da Língua Brasileira de Sinais na Educação Infantil através dos meios de comunicação
Andreia Martins Amaro*; Magnólia Silva Gomes**.

Dentro de cada escola, privada ou não, há condições de se investir em projetos vinculados à inclusão, não necessariamente já tendo um aluno deficiente, mas sim transformando a concepção do assunto, mostrando a relevância de um trabalho assim para a sociedade, uma vez que, qualquer cidadão pode um dia estar em condições de deficiência, apesar de a maioria das pessoas só prestarem atenção ao assunto quando se tornam parte dele. A Língua Brasileira de Sinais – Libras, embora reconhecida por lei (BRASIL, 2002) e cujo ensino é garantido a partir da educação infantil (BRASIL, 2005), é ainda muito recente em nosso país, e, pouquíssimas pessoas conhecem essa língua. O ensino de Libras vem sendo reconhecido como um caminho necessário para uma efetiva mudança nas condições oferecidas pela escola no atendimento escolar e na inclusão social. A Libras é um elemento essencial para a comunicação, fortalecimento da inclusão e da identidade Surda no Brasil e, dessa forma, a escola não pode ignorar o processo ensino aprendizagem dessa língua de sinais que, por ser uma língua viva, é produto de interação das pessoas que se comunicam. A partir desse fundamento, o projeto experimental "Jardim Secreto: Semeando Sinais" tende a aplicar na escola de educação infantil novos recursos de aprendizagem, voltados à conscientização da inclusão social, através dos eixos curriculares, materiais pedagógicos artesanais inclusivos e projetos interdisciplinares. Buscando difundir através de oficinas, noções básicas de Libras na educação infantil, visando facilitar a comunicação das crianças ouvintes com as crianças surdas, diminuindo as barreiras linguísticas que as separam desde a infância. A área principal de atuação do projeto é a língua de sinais que será transmitida para os alunos através de músicas, historinhas infantis contadas em língua de sinais e brincadeiras.
Palavras chave: Educação Infantil, Libras, Inclusão.

*Professora da UNIFENAS, campus de Divinópolis - MG.
**Acadêmica da UNIFENAS, campus de Divinópolis - MG.