INSTITUCIONAL

A UNIFENAS

A Universidade Professor Edson Antônio Velano – UNIFENAS, idealizada e fundada pelo Professor Edson Antônio Velano, começou sua história em 22 de maio de 1972, quando os primeiros cursos foram autorizados. As Faculdades Integradas da Região de Alfenas, em 1988, passaram a se chamar Universidade de Alfenas – UNIFENAS, reconhecida pela Portaria 605/88 de 13/12/1988 do Ministério da Educação – MEC, publicada no Diário Oficial da União em 15/12/1988 e recredenciada em 2021 pela Portaria MEC n. 209, de 13 de abril de 2021, publicada no D.O.U. de 14 de abril de 2021 (página 113). Em 2019, a UNIFENAS obtém seu credenciamento para oferta da Educação a distância (Portaria MEC n. 1655 de 19 de setembro de 2019, publicado no D.O.U de 23 de setembro de 2019) ratificando o credenciamento provisório, nesta modalidade de ensino em 2018, pela Portaria MEC n. 370 de 20 de abril de 2018 publicada no D.O.U de 23 de abril de 2018.
Em 1993, a Instituição começou a se expandir com a implantação de outros câmpus. Hoje, a UNIFENAS está presente em Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis e Varginha. Oferece cursos de graduação, cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu (mestrados e doutorados reconhecidos pela CAPES/MEC), estágios de pós-doutorado, residência médica em diversas especialidades e cursos de extensão nas modalidades presencial e a distância.
São sete unidades em cinco cidades com instalações especialmente projetadas e equipadas com tecnologia avançada que, aliadas aos recursos humanos, colocam a UNIFENAS em posição de destaque no cenário educacional brasileiro. Em Alfenas, o Hospital Universitário Alzira Velano da UNIFENAS, inaugurado em 1992, é um centro de vida, atuando na assistência, ensino e pesquisa. Certificado como Hospital de Ensino pelos Ministérios da Saúde e Educação, realiza em média 50 mil procedimentos ao mês, atendendo pacientes de Alfenas e outras cidades da região, uma população estimada em quase um milhão de habitantes.
É referência regional em gravidez de risco, trauma, neurocirurgia, UTI Neonatal, hemodiálise, fonoaudiologia. Possui Banco de Tecidos Oculares e realiza captação e cirurgias de transplante de córneas. O Alzira Velano é um complexo hospitalar do qual fazem parte clínicas, institutos e ambulatórios.
O Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade - CEASC - do curso de Medicina da UNIFENAS, em Belo Horizonte, é voltado para o atendimento clínico a pacientes em nível de Atenção Secundária à Saúde - nas especialidades médicas - o que amplia e diversifica os ambientes de ensino-aprendizagem dos acadêmicos.
Entre seus órgãos de apoio ao ensino, à pesquisa e à extensão, destacam-se ainda Clínicas de Odontologia; Clínicas de Fisioterapia; Clínicas de Psicologia; Clínica de Fonoaudiologia; Centro Pró-Sorriso (para tratamento de pacientes com deformidades craniofaciais e lesões labiopalatais, e também próteses de olho, nariz e orelha); Instituto de Olhos; Núcleos de Assistência Jurídica e Judiciária; Empresas Juniores; Hospital Veterinário e Fazendas Experimentais.
Tudo isso, com um corpo docente bem qualificado por meio de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) e as metodologias de ensino diferenciadas contribuem efetivamente para a construção do conhecimento dos profissionais formados pela UNIFENAS.
Por acreditar que todo conhecimento deve trazer benefícios à sociedade, a Instituição transformou-se em importante geradora de empregos para o Estado de Minas Gerais.
Assim, a UNIFENAS, ao longo de sua existência, alicerçada em ações e projetos de interesse comunitário, numa correta articulação entre ensino, pesquisa e extensão, segue sua trajetória, comprometida com sua missão social, promovendo ciência, tecnologia, saúde, com humanismo, competência e compromisso.
UNIFENAS. Conhecimento para a vida!


PALAVRA DO FUNDADOR
Edson Antônio Velano - Fundador da UNIFENAS

A grande alegria que nos traz o crescimento de nossa Universidade nos últimos anos deve ser acompanhada de uma reflexão, a saber, a de que a nova dimensão também significa um novo patamar de complexidade. De fato, não só a UNIFENAS cresceu, mas também tornou-se mais difícil de compreender e administrar.

Ao mesmo tempo, o cenário educacional passou por uma profunda metamorfose. Estamos diante de um novo paradigma tecnológico e, portanto, um desafio se nos depara no campo pedagógico. A esse desafio vem somar-se outro: a concorrência cada vez mais acirrada entre as instituições de ensino.

Todos sabem o quanto sempre nos empenhamos em antecipar as mudanças, vendo além do horizonte imediato as necessidades da educação no futuro. É um imperativo crescente que essa característica seja adotada como princípio de ação por todos os dirigentes, docentes e funcionários da UNIFENAS. Somente com o empenho diário de cada um de nós em estar à altura dos desafios será possível escrever as próximas páginas de nossa história de sucessos.

Edson Antônio Velano - Fundador da UNIFENAS
(* 26/09/1943 - † 22/03/2008)
Texto publicado em 28/04/2004


Conselho Universitário - CONSUNI


CORPO ADMINISTRATIVO
Reitora: Profª Maria do Rosário Araújo Velano
Pró-Reitora Administrativo-Financeira: Dra. Larissa Araújo Velano
Vice-Reitora e Pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento: Dra. Viviane Araújo Velano Cassis
Pró-Reitor Acadêmico: Prof. Dr. Danniel Ferreira Coelho
Diretora de Graduação e Assessoria Pedagógica: Profª Ms. Daniela Schiabel
Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários: Prof. Ms. Rogério Ramos do Prado
Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação: Prof Dr. Bruno Cesar Correa Salles
Diretor do Setor de Dados e Estatística: Prof. Es. Oswaldo Luiz Mariano
Secretária Acadêmica: Prof.ª Ms. Patrícia Carolina de Souza Pereira
Supervisora do Câmpus de Belo Horizonte: Profª Dra. Maria Cristina Costa Resck
Supervisor do Câmpus de Campo Belo: Prof.º Daniel Limongi
Supervisor do Câmpus de Divinópolis: Prof.º Dr. Mhardoqueu G. Lima França
Supervisora do Câmpus de Varginha: Profª Ms. Christiane Navarra Frogeri Pimenta


MISSÃO
"Formar o profissional-cidadão competente, ético, crítico e criativo, capaz de contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que concorra para o desenvolvimento da região e do País."


VISÃO
Ser reconhecida como uma Universidade de tradição e qualidade no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação, antecipando as mudanças, vendo além do horizonte imediato as necessidades da educação no futuro.

Próximos Eventos

Notícias

Previous Next
Previous Next
Previous Next

Vídeos