Home Mapa do site
English
Medicina
Aprendizagem baseada em problemas
 
O curso de Medicina da UNIFENAS - câmpus de Belo Horizonte, está alicerçado em um modelo educacional que favorece a formação de um médico apto a uma prática profissional renovada e em sintonia com os desafios do seu tempo. Adota a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL – problem based learning) como perspectiva educacional central de seu currículo, cujo desenho baseia-se e orienta-se na comunidade, atento às necessidades do SUS e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Resolução CNE/CES nº 3 de 20/06/2014), priorizando a formação de médicos generalistas.
 
Prática médica na comunidade
 
Desde o início do curso, os estudantes são inseridos na estratégia educacional de Prática Médica na Comunidade, no território das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Centros de Convivência em que realizam diversas atividades, como diagnóstico situacional, promoção da saúde, e utilizam ferramentas de trabalho com famílias.
 
Atendimento clínico em ambiente ambulatorial
 
Os estudantes de medicina, do 1º ao 4º períodos, têm oportunidade de aprender habilidades clínicas em ambiente simulado, no Laboratório de Treinamento de Habilidades Clínicas, treinando habilidades de comunicação com atores que desempenham papel de “pacientes padronizados”, em consultas simuladas ou por meio de modelos e peças apropriadas para simulação de manobras de exame físico e de situações clínicas específicas.
A partir do 5º período, realizam também atendimento clínico supervisionado em cenário real, por meio da estratégia educacional denominada, Prática Clínica Ambulatorial, cujo objetivo é a prática da medicina centrada na pessoa. As atividades clínicas ambulatoriais são desenvolvidas no CEASC (Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade "Prof. Edson Antonio Vellano") e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da rede pública de Belo Horizonte.
 

Internato médico supervisionado
 
NA partir do 5° ano do curso de Medicina, no Estágio Supervisionado - Internato, os estudantes realizam atividades médicas inseridos em Equipes de Saúde da Família e em cenários hospitalares. Os cenários selecionados para a realização dessas atividades são: Hospital Infantil São Camilo, Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte, Hospital Madre Teresa e Hospital Municipal Odilon Behrens.

 
Formação de profissionais preparados
 
A proposta do Curso de Medicina da UNIFENAS, Câmpus de Belo Horizonte, é preparar seu acadêmico para o mercado de trabalho, assim como despertar-lhe uma percepção crítica dos problemas da sociedade, superando a simples transmissão repetitiva de conhecimento e buscando a criação de novas expressões do saber, a partir da realidade e expectativa da sociedade na qual está inserida.

Conheça mais sobre o CEASC - BH - Centro de Estudo e Atenção à Saúde da Comunidade

Sobre o curso
Duração do curso: 12 semestres
Período: Integral
Câmpus: Belo Horizonte – Unidade Itapoã

Coordenação: Prof.ª Dr.ª Sivana Santos Assreuy Diniz
Coordenação Adjunta: Profª. Es. Glaucia Cadar de Freitas Abreu
Coordenação Adjunta: Profª. Es. Flávia Pereira de Freitas Junqueira
Telefone: (31) 3497-4300
E-mail: sivana.diniz@unifenas.br

Criação:
Resolução CD nº 1 de 29/06/2001 da Universidade de Alfenas
Reconhecimento:
Decreto de 04/01/2007, publicado no “MG” de 05/01/2007 pág. 2 col. 2
Parecer nº 1.171 de 28/11/2006 do CEE homologado pelo Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior em 22/12/2006.
Renovação do Reconhecimento:
Aguardando Portaria – Avaliado pela comissão de avaliadores do MEC em fevereiro de 2014 com atribuição do conceito 4.



Vídeo
Fechar