Home Mapa do site
Medicina
Aprendizagem baseada em problemas
 
O curso de Medicina da UNIFENAS - câmpus de Belo Horizonte, está alicerçado em um modelo educacional que favorece a formação de um médico apto a uma prática profissional renovada e em sintonia com os desafios do seu tempo. Adota a aprendizagem baseada em problemas (PBL – problem based learning) como perspectiva educacional central de seu currículo, cujo desenho baseia-se e orienta-se na comunidade, atento às necessidades do SUS e em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina (Resolução CNE/CES nº 4 de 07/11/2001), focando-se na formação de médicos generalistas.
 
Prática médica na comunidade
 
Desde o primeiro período, os alunos treinam habilidades clínicas e atitudes médicas em cenário simulado. Também desde o início do curso, os estudantes são inseridos na estratégia educacional de Prática Médica na Comunidade, no território das Unidades Básicas de Saúde (UBS), em que realizam diversas atividades, como diagnóstico situacional, promoção da saúde, e utilizam ferramentas de trabalho com famílias.
 
Atendimento clínico em ambiente ambulatorial
 
A partir do terceiro ano do curso, os alunos são iniciados em atividades de atendimento clínico em ambiente ambulatorial, cujo objetivo é a prática da medicina centrada na pessoa. As atividades clínicas ambulatoriais são desenvolvidas no CEASC (Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade "Prof. Edson Antonio Vellano") e nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da rede pública de Belo Horizonte.
 
Internato médico supervisionado
 
No quinto e sexto anos, acontece o Internato Médico Supervisionado, em hospitais conveniados da rede FHEMIG (Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais) e Santa Casa de Belo Horizonte, nas UBS e no CEASC, a saber:
» Internato em Clínica Médica (Hospital Júlia Kubitschek e Santa Casa de Belo Horizonte);
» Internato em Clínica Cirúrgica (Hospital Júlia Kubitschek, Hospital João XXIII e Santa Casa de Belo Horizonte);
» Internato em Pediatria (Centro Geral de Pediatria - Hospital João Paulo II);
» Internato em Atenção à Saúde da Mulher e do Neonato (Maternidade Odete Valadares, Hospital Júlia Kubitschek, Santa Casa de Belo Horizonte e UBS);
» Internato em Atenção Integral à Saúde (UBS e CEASC), em que o estudante é inserido em uma Equipe de Saúde da Família, que recebe consultoria de Médicos Especialistas (Professores da UNIFENAS) in loco.
 
Formação de profissionais preparados
 
A proposta do Curso de Medicina da UNIFENAS, Câmpus de Belo Horizonte, é formar profissionais preparados para suprir a crescente necessidade de médicos com perfil para atuação na Atenção Primária à Saúde. Espera-se que a sólida formação em atenção primária proporcionada pela graduação resulte, em relação aos egressos que optarem pela Especialista em outras áreas, em profissionais com perfil adequado para trabalhar nos níveis de atenção secundária e terciária de maneira fortemente articulada e coordenada pela atenção primária, em consonância com a proposta do Sistema Único de Saúde e as políticas públicas de educação e saúde.

"Obs.: O internato médico, assim como as demais atividades acadêmicas a ele inerentes, será desenvolvido nos hospitais conveniados com a UNIFENAS, localizados em Belo Horizonte ou em outras cidades do Estado de Minas Gerais, sem ônus de transporte, alimentação e estada para a UNIFENAS."

Conheça mais sobre o CEASC - BH - Centro de Estudo e Atenção à Saúde da Comunidade

Sobre o curso
Duração do curso: 12 semestres
Período: Integral
Câmpus: Belo Horizonte – Unidade Líbano

Coordenação: Profª. Dra. Rosa Malena Delbone de Faria
Coordenação Adjunta: Prof. Galileu Bonifácio da Costa Filho
Coordenação Adjunta: Profª. Glaucia Cadar de Freitas Abreu
Telefone: (31) 3497-4300
E-mail: medicina.bh@unifenas.br

Corpo Docente: Clique aqui
Avaliação: Clique aqui
Reconhecimento:
Decreto de 04/01/2007, publicado no "MG" de 05/01/2007
Parecer do CEE nº. 1.171, de 28/11/2006, homologado pelo Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Vídeo
Fechar