12 de agosto de 2014

Mercado profissional exige profissionais diferenciados

Dentre muitas outras características, empresas desejam administradores pró-ativos

Conselheiro do CRA-MG desperta nos alunos de Administração a necessidade de uma formação diferenciada

Não é novidade que falar mais de uma língua seja um diferencial na formação dos profissionais. Dominar o idioma nativo, mais o inglês ou espanhol é uma exigência para 167 empresas que responderam a uma pesquisa da Fundação Dom Cabral em 2010 e 2013, e que demonstrou, entre outras questões, existir uma escassez de profissionais qualificados no mercado de trabalho.

Estudantes e professores na palestra proferida no Salão Professor Edson Antônio Velano, na UNIFENAS, câmpus de Alfenas

Na área de administração, por exemplo, não basta o diploma, é preciso um perfil diferenciado. Esta informação ficou clara durante a palestra "Escassez de profissionais no mercado? O que fazer para suprir a demanda". Ela foi proferida pelo administrador Jehu Pinto de Aguilar Filho, vice-presidente de relações institucionais e marketing do CRA-MG (Conselho Regional de Administração de Minas Gerais) aos alunos e professores da UNIFENAS, câmpus de Alfenas. Uma das propostas era demonstrar aos futuros administradores o que o mercado espera deles.

Unidade móvel do “CRA-MG Itinerante”

Em entrevista, a professora Juliana Mafra Salgado Andrade, coordenadora do curso de Administração da UNIFENAS, destacou que a Universidade compartilha dos anseios do mercado. Tanto que se preocupa com a formação do futuro Administrador. "Nós temos uma preocupação muito séria com a qualificação, principalmente para atender a essas demandas que o mercado tem hoje: daquele profissional pró-ativo, empreendedor, aquele que aprende a aprender em qualquer momento da vida. Nosso curso tem esse foco. E mais ainda, a questão de cuidar do comportamento do aluno", destacou.

A palestra, proferida no Salão Prof. Edson Antônio Velano, integra o Circuito Mineiro de Administração, organizado o pelo CRA-MG e que, por meio do "CRA-MG Itinerante", leva aos profissionais e estudantes de administração do interior do Estado informações sobre o conselho federal e os conselhos regionais.