14 de agosto de 2014

Liga de Cardiologia promove Simpósio em dois dias

O público foi composto por alunos de todos os períodos de Medicina

Rosângela Fressato

O 13º Simpósio da Liga de Cardiologia (foto) promoveu dois dias de palestras na UNIFENAS.

De acordo com Daniele Monteiro d'Acypreste, presidente da Liga, o objetivo do encontro foi proferir, no primeiro dia, palestras com temas menos complexos, porém de grande relevância e que abrangessem o público composto por alunos de todos os períodos de Medicina. No segundo dia houve um minicurso de eletrocardiograma, que foi passado para os alunos de maneira simplificada e interativa. “O palestrante mostrou o básico sobre a realização e interpretação desse exame tão importante na prática clínica da cardiologia. E com isso, integrar os conhecimentos adquiridos na Universidade à rotina e às atividades práticas da cardiologia”.

Daniele comenta que a Liga de Cardiologia tem buscado a capacitação de seus membros por meio da realização de pesquisa e publicações em eventos, “pois acreditamos ser essa uma maneira de enriquecer os conhecimentos dos acadêmicos, para que estes possam atuar reproduzindo essas informações adquiridas junto aos agentes comunitários de saúde e à própria comunidade”.

No primeiro dia, 5 de agosto, os temas abordados foram “Hipertensão arterial sistêmica levando à insuficiência cardíaca congestiva” (Dr. Robson Eugênio da Silva), “Rotina da cardiologia, desafios e recompensas dessa especialidade” (Dr. Olavo Raimundo Guimarães Júnior) e “O exame clínico no coração” (Dr. Carlos Henrique Vianna de Andrade). No dia seguinte, os participantes participaram das palestras “Como interpretar um eletrocardiograma normal” (Dr. Álvaro de Alencar Paiva Moraes), “Interpretação do eletrocardiograma das principais patologias cardíacas” (Dr. Adelino Moreira de Carvalho).