Notícias UNIFENAS

Notícias

19 de agosto de 2014

Docente de Medicina tem estudo reconhecido no exterior

Trabalhos serão apresentados nos Estados Unidos


Samira Reis
Ampliar foto
A doutora Ana Lúcia deu início à pesquisa em 2010, e concluído no segundo semestre de 2012

A docente do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, doutora Ana Lúcia Ribeiro Valadares, apresentará dois trabalhos no encontro NAMS - North American Menopause Society, nos Estados Unidos. Os artigos “A Síndrome metabólica em Mulheres Climatéricas com e sem HIV: um estudo transversal” e "Síndrome metabólica e função sexual em mulheres de meia-idade" fazem parte do pós-doutorado, “Climatério em Mulheres HIV Soropositivas: sintomas menopausais, função sexual, síndrome metabólica e densidade mineral óssea.

De acordo com Ana Lúcia, a pesquisa foi de natureza quantitativa, com mulheres de 40 a 60 anos soropositivas e soronegativas. “Com a ampliação da longevidade das portadoras de HIV, essas mulheres estão vivenciando os sintomas climatéricos concomitantemente com as alterações metabólicas relacionadas com a infecção pelo HIV e com o uso da terapia anti-retroviral (TARV), que podem influenciar seu bem -estar e comportamentos psicológico e sexual. Esse estudo foi realizado com o objetivo de se conhecer a relação entre os sintomas climatéricos, função sexual, síndrome metabólica e densidade mineral óssea, além da presença do HIV e seu tratamento”, explica.

A docente afirma que participa há quase dez anos do North American Menopause Society. Este ano está previsto para ser realizado em outubro. “A aprovação desse trabalho científico significa o reconhecimento pelos pares do trabalho realizado. Isso é sempre bastante gratificante e estimulante”.