1 de setembro de 2014

UNIFENAS promove encontro com Apaes da região

De 21 a 28 de agosto comemorou-se a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual Múltipla

Representantes das Apaes na Sala de Eventos Professor Edson Antonio Velano

A frase atribuída a Chico Xavier “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”, exposta durante o 1º Encontro das Apaes na UNIFENAS, de alguma forma representou a união de diferentes instituições na luta pela conscientização da inclusão social. Organizado pela Diretoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade, a reunião, no dia 22 de agosto, teve como proposta apresentar `^as Apaes da região projetos que podem ser desenvolvidos em suas localidades.

Representantes das Apaes das cidades de Alfenas, Alterosa, Areado, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Elói Mendes e Paraguaçu estiveram presentes. Eles acompanharam a exposição, de alunos e professores dos cursos de Educação Física, Odontologia, Pedagogia do câmpus de Alfenas de iniciativas já desenvolvidas no Lar São Vicente de Areado. O esporte adaptado, melhoria da saúde bucal e contação de histórias foram algumas das ações apresentadas. Como afirmou Rogério Ramos do Prado, Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários, a intenção foi “mostrar para a população regional e para as pessoas que trabalham com portadores de deficiência quais são as oportunidades que existem dentro da Universidade, os serviços que ela presta e que estão à disposição da comunidade regional”.

Também presente ao encontro, a professora Janaína Marques da Rocha Freitas, coordenadora do curso de Enfermagem da UNIFENAS, câmpus de Varginha, apresentou o projeto de extensão universitária “SER”. Desenvolvido na Apae de Elói Mendes, o projeto conta com palestras, oficinas com professores da entidade e ações em datas comemorativas. O trabalho envolve os cursos de Enfermagem, Odontologia, Farmácia e Psicologia do câmpus de Varginha. De acordo com Janaína, foi possível observar a melhora na autoestima e qualidade de vida dos alunos da Apae.

O Projeto “SER” é desenvolvido desde 2013. Para Janaína as intervenções proporcionadas pela Universidade tiveram uma resposta também positiva por parte dos acadêmicos. Como presidente da Apae de Elói Mendes, ela disse que o encontro organizado em Alfenas é “de grande importância porque a Universidade traz grandes projetos que podem ser incluídos nas Apaes”.

Liliani Aparecida Souza Marques, Diretora da Apae de Carmo do Rio Claro, também expressou sua opinião sobre o 1º Encontro das Apaes na UNIFENAS. Para ela, a união de instituições em prol de pessoas com deficiência intelectual múltipla beneficia a todos. “A nossa necessidade é mesmo a defesa de direitos, é a aceitação do próximo, que já é muito, mas que a gente quer mais ainda”, disse.

Os Conselhos Municipais de Ação Social e das Pessoas com Deficiência de Alfenas deram sua contribuição ao divulgar suas iniciativas e estimular a replicação em outros municípios. Na oportunidade, também foram divulgados o Fórum Regional de Responsabilidade Social, desenvolvido pela UNIFENAS, TV Alterosa e o Netsu (Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) – do curso de Administração da UNIFENAS, que este ano ocorre em 30 de setembro, e o Sinais (Sinalização de Apoio a Inclusão Social), desenvolvido pela Universidade com o apoio de outras instituições, marcado para ocorrer em novembro.