17 de setembro de 2014

Começam as aulas do Pronatec na UNIFENAS

Das 950 vagas ofertadas, 845 foram preenchidas

Estudantes do curso Técnico em Informática, no primeiro dia de aula, já desfrutam dos laboratórios disponíveis na UNIFENAS

A partir deste semestre a UNIFENAS passa a oferecer, por meio do Pronatec (Programa Nacional de Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal, cursos técnicos gratuitamente. Ao todo são 19 cursos divididos entre os câmpus de Alfenas, Belo Horizonte, Varginha e Divinópolis. As aulas começaram no dia 15 de setembro.

No primeiro dia de aula, pôde se observar um perfil de aluno variado, inclusive na idade. Há desde estudantes universitários, outros que concluíram recentemente o ensino médio, até aqueles que já estão no mercado de trabalho. Os motivos que os levaram a fazer um curso técnico também são muitos. Porém, em sua maioria, convergem para um mesmo objetivo: colocação, ou recolocação, rápida no mercado de trabalho.

A busca pela qualificação profissional foi o que levou a ex-universitária Bruna Barbosa de Ávila Terra a se inscrever no curso Técnico em Informática. Como disse: “foi uma oportunidade muito boa, um modo de ter uma formação mais rápida e para um mercado de trabalho bom”.

“O Pronatec vem para isso, para nos ajudar a nos formar rápido. Espero logo terminar e me engajar no mercado de trabalho”, complementou Claudinei Emerson Ferreira, aluno do curso Técnico em Análises Químicas.

Nas aulas inaugurais, foram apresentadas aos estudantes as disciplinas a serem cursadas. Na UNIFENAS, o aluno do curso técnico poderá fazer uso das mesmas estruturas oferecidas ao aluno de graduação. Serão 18 meses de estudo gratuito, inclusive o material didático. Professores, como Luisa Barbosa Messora, coordenadora dos cursos Técnicos em Análises Químicas e Clínicas, acreditam que os cursos técnicos abrem novos horizontes profissionais e até mesmo o de inserção no ensino superior. “É uma oportunidade grande para aqueles alunos que gostariam de estar aqui [Universidade] de alguma forma e que agora poderão fazer um curso técnico e, posteriormente, uma graduação”, disse.

Das 950 vagas do Pronatec oferecidas na UNIFENAS, 845 foram preenchidas. Como afirmou Gerusa Dias Siqueira Vilela Terra, coordenadora do Pronatec na Universidade, quase 100% das vagas foram completadas. No site http://www.unifenas.br/pronatec/ é possível conhecer todos os cursos técnicos oferecidos na instituição.