18 de setembro de 2014

UNIFENAS entre as melhores universidades privadas de MG no Ranking Folha

Enfermagem e Biomedicina estão em primeiro lugar no Estado

Rosângela Fressato
A UNIFENAS ficou em 2º lugar entre as universidades privadas de Minas Gerais nos itens Ensino e Pesquisa no Ranking Universitário Folha de S. Paulo

A UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano) se destacou no Ranking RUF 2014 da Folha de S. Paulo. A Instituição teve nove cursos bem classificados entre as universidades privadas de Minas Gerais. Enfermagem e Biomedicina foram conceituadas como os melhores. A Universidade também foi bem conceituada pelo Guia do Estudante 2014, da Editora Abril, tendo dez cursos estrelados, sendo quatro estrelas para Pedagogia e os demais, três.

O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. Na edição de 2014, há dois produtos principais: o ranking de universidades e o ranking de cursos. No ranking de universidades, estão classificadas as 192 instituições brasileiras, públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. A UNIFENAS se sobressai com os cursos de Biomedicina e Enfermagem, ambos em primeiro lugar; Medicina, Nutrição e Odontologia, em quarta colocação; Fisioterapia, em quinto; Farmácia, em sexto; Psicologia, em oitavo e Administração, em 13º.

Se for considerada apenas a capital mineira, diversos cursos da UNIFENAS se classificam melhor: Medicina e Nutrição, em segundo lugar; Farmácia, em quarto; e Administração, em oitavo.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados por uma equipe da Folha em bases de patentes brasileiras, de periódicos científicos, em bases do MEC e em pesquisas nacionais de opinião feitas pelo Datafolha.

Cursos estrelados no Guia do Estudante

A UNIFENAS se destacou ainda no Guia do Estudante 2014, da Editora Abril, publicação que se destina a mostrar como são os cursos, o mercado de trabalho, as áreas de atuação, dicas sobre como passar pelo vestibular e a universidade em que estudar.

No câmpus de Alfenas, os cursos estrelados foram: Administração, Direito, Educação Física, Enfermagem, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia, todos com 3 estrelas, e Pedagogia, com 4 estrelas.

Em Belo Horizonte, a UNIFENAS conquistou 3 estrelas nos cursos de Administração e Enfermagem. Já em Campo Belo, a Universidade teve 3 estrelas para o curso de Direito.

Os cursos com as melhores pontuações constarão da publicação GE Profissões Vestibular 2015, que estará nas bancas a partir do dia 10 de outubro de 2014.