22 de setembro de 2014

Semana do peixe alerta para a empregabilidade do pescado

Representantes da Alago e do Ministério da Pesca falaram aos alunos de Agronomia e Nutrição

Rosângela Fressato
Mesa diretora dos trabalhos foi composta por: Marina Batista, Marcelo Furtado, professora Laura Helena Órfão (UNIFENAS), professora Sandra Gonçalves Miranda (Netsu – Núcleo de Estudos do Terceiro Setor Universitário) e professor Rogério Ramos Prado (Diretor de Extensão e Assuntos Comunitários)

No período de 7 a 14 de setembro foi celebrado a Semana do Peixe, uma ação estratégica do Ministério da Pesca para estimular o consumo do pescado.

Assim, alunos dos cursos de Agronomia e Nutrição assistiram, no dia 11, às palestras proferidas pela gestora de projetos da Alago (Associação dos Municípios do Lago de Furnas), Jussara Lima; Marcelo Furtado Vital, superintendente substituto do Ministério da Pesca em Minas Gerais; e Marina Batista de Carvalho, engenheira ambiental do Comitê da Bacia Hidrográfica do Lago de Furnas.

De acordo com Jussara, os cursos de Nutrição e Agronomia vão se unir no futuro, pois o nutricionista vai avaliar o produto da agricultura, e a agricultura vai vender para o mundo da nutrição. “Nosso estímulo é para que estes cursos saibam que a empregabilidade do pescado está em alta e que esta área pode ser uma ótima opção de renda, já que há um apagão na mão de obra da piscicultura”.

Marcelo Furtado comenta que o Ministério da Pesca pretende dar visibilidade a este setor e esta é uma forma que o governo encontrou de chegar mais próximo daquelas pessoas que realmente têm potencial para produzir e que querem trabalhar nesta área. E propõe também mostrar uma dinâmica mais positiva da área. “Existe um futuro promissor para o setor da pesca, pois ele é relativamente novo e vai demandar grande número de profissionais, tanto nos abatedouros, nas cozinhas industriais, na produção, na assistência técnica, no acompanhamento industrial, entre outros”.

Uso consciente da água

A engenheira ambiental Marina Batista de Carvalho enfatizou sobre a importância dos recursos hídricos no Brasil e no mundo e também a respeito do uso consciente da água. “Todos precisam saber que o recurso hídrico é finito e temos que usá-lo de forma consciente para que esteja sempre disponível em qualidade e quantidade para as gerações futuras”.

Para Marina, infelizmente as pessoas não estão conscientes do risco da falta de água se não usá-la adequadamente. A população ainda usa a água de forma indiscriminada, demora no banho, lava calçadas. “Temos a falsa sensação de que a quantidade de água é grande, mas não é esta a realidade; água doce disponível é de uma porcentagem mínima, e se não soubermos usá-la de forma consciente, faltará”.