22 de setembro de 2014

Simpósio aprimora conhecimentos de alunos e profissionais

O encontro teve ainda como objetivo informar sobre o cotidiano da terceira idade

Rosângela Fressato
Membros da Liga durante o 7º Simpósio

A Liga de Geriatria e Gerontologia da UNIFENAS promoveu seu 7º Simpósio, no dia 11 de agosto, com o tema “Envelhecimento Saudável”.

Segundo o acadêmico Bruno Laignier, o evento teve como objetivos aprimorar conhecimentos de acadêmicos e profissionais da área de saúde, bem como despertar o interesse dos participantes em conhecer um pouco mais do cotidiano da terceira idade, “e estar ciente de como essa população é tratada nos dias atuais”.

Bruno comenta que a Liga realiza várias ações na comunidade, como visitas com atividades médicas no asilo de Alfenas, promove também um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde de Alfenas no projeto PAI ( Programa de Atenção ao Idoso). “Estamos presentes ainda em atividades de campo em datas comemorativas, como do Dia do Idoso, Dia do Médico etc”. Há também projetos como o "Acorda Vovô ", que visa levar informações rápidas e precisas para a população idosa. “A Liga também é comprometida com a coleta de dados, com o fim de publicar artigos científicos”.

Na opinião de Bruno, a Liga de Geriatria e Gerontologia da UNIFENAS Alfenas “está se tornando uma das ligas mais atuantes e respeitadas na Universidade”. Ele enfatiza que os membros oferecem oportunidade para acadêmicos de outros cursos participarem, “visto que o atendimento geriátrico não cabe apenas aos cuidados médicos. Assim, fazemos um processo de integração de todos os cursos visando a um melhor desempenho das atividades prestadas pela Liga”.

As palestras proferidas durante o Simpósio foram “Envelhecimento Saudável” (Dra Edna Cássia Palmiere da Silva e Sousa); “Cuidado Nutricional na Saúde do Idoso” (Neide Aparecida Martins de Oliveira); “Hipotensão Ortostática” (Dr. Jorge Luiz de Carvalho Melo); e “Atenção Odontológica na Terceira Idade” (Professor Dr. Luis Antônio Sartori).