1 de outubro de 2014

UNIFENAS celebra Dia Nacional de Doação de Órgãos

Profissionais da área da saúde e universitários participaram de uma mesa-redonda para abordar o assunto

Rosângela Fressato
Daniela Souza explicou o processo de doação

Para comemorar o Dia Nacional de Doação de Órgãos (27 de setembro), a UNIFENAS promoveu uma mesa-redonda com a participação de profissionais que atuam na Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CDOT) do Hospital Universitário Alzira Velano.

De acordo com a professora do curso de Medicina, Flávia Ribeiro Martins Macedo, a proposta do encontro, que teve como público profissionais da área de saúde e universitários, foi despertar na comunidade acadêmica e na sociedade o incentivo à doação de órgãos.

Para ser doador de órgãos, é preciso que a pessoa expresse este desejo a seus familiares, pois são eles que autorizarão este processo após a morte encefálica do doador. Flávia informa que hoje existem 2.800 pessoas, em Minas Gerais, aguardando a doação de um órgão. “Há uma estimativa que 60% das recusas das famílias para a doação é devido à desinformação do processo ou por desconhecimento do desejo do paciente que faleceu. Mas também há um número fantástico: 55% das famílias, quando são entrevistadas para a doação, fazem a opção pela doação”.

O cardiologista e médico regulador da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Minas Gerais, Dr. Olavo Raimundo Guimarães, observa que este encontro é muito importante para conscientizar a população da relevância da doação de órgãos, “lembrando que a família de quem sofreu morte encefálica pode proporcionar esperança de nova vida ao paciente que está aguardando uma doação”.

Gratificação

A professora Maria Conceição Barbosa Elias esteve presente ao encontro e falou sobre a experiência de ter permitido a doação das córneas de seu filho que faleceu há sete anos, vítima de uma cirrose hepática. “Com este gesto eu me senti e me sinto muito gratificada. Quando eu me lembro que existe alguém enxergando o mundo as belezas da natureza com os olhos do meu filho, eu fico confortada”.

Participaram também da mesa-redonda as enfermeiras da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do Hospital Universitário Alzira Velano, Daniela Oliveira Souza e Giovana de Souza Campos, que abordaram o processo de doação de órgãos e entrevista familiar para a doação.