29 de outubro de 2014

Jornada de Ligas aproxima alunos e professores para reciclar conhecimentos

Rosângela Fressato
Membros das três ligas no início da Jornada

As Ligas de Nefrologia, Gastroenterologia e Ciências Morfológicas se juntaram para promover um encontro que trouxesse aos acadêmicos palestras sobre variados assuntos das especialidades envolvidas, com uma mesa-redonda no último dia, englobando a visão cirúrgica e científica dos temas.

Os assuntos abordados foram “Doença do Refluxo Gastroesofágico”; “Doença Renal Crônica e Osteodistrofia Renal”; “Semiologia Abdominal”; “O profissional gastroenterologista e sua atuação na endoscopia, colonoscopia e colangiopacreatografia retrógrada endoscópica”. A mesa-redonda da Liga de Ciências Morfológicas teve como proposta aproximar os docentes e os universitários para discutir experiências, inovações e ciência. Os temas abordados na discussão refletiram as palestras proferidas nos dias anteriores da Jornada, com enfoque na área cirúrgica, discutidos pelos membros da banca, sendo estes: um médico cirurgião, Dr. Ailton José Barbosa, e pesquisadores nas áreas de obesidade, cirurgia bariátrica e câncer colorretal, Dra. Maria Cristina Costa Resck e Dr. Rodrigo Miguel Marin.

“A partir dessas atividades extracurriculares, podemos enriquecer a formação acadêmica nos cursos das áreas biológicas e estabelecer uma possibilidade de contato docente-discente menos formal e mais direcionada ao fortalecimento da base de atuação do futuro profissional”, comentam Vitor Moura Júnior (pres. Liga de Nefrologia), Tiago Lopes Ceschini (pres. da Liga de Gastroenterologia) e Hélio Teixeira Dias Netto (pres. da Liga de Ciências Morfológicas).