29 de outubro de 2014

Medicina Veterinária comemora “Outubro Rosa”

Palestras, cirurgia e conscientização abordam o câncer em pequenos animais

Rosângela Fressato
Alunos e professores envolvidos com o “Outubro Rosa”

O curso de Medicina Veterinária também participa do “Outubro Rosa”, movimento contra o câncer de mama. Do dia 21 a 25, professores e alunos organizaram uma semana relacionada ao tema, com palestras, cirurgia de retirada de tumor e conscientização da população.

No primeiro dia do evento, o egresso e patologista Dr. Philipe Coutinho de Souza, proferiu a palestra “Princípios de oncologia mamária em pequenos animais”. Ele ressalta que a oncologia é um tema novo na Medicina Veterinária e é uma especialização em franca expansão. “Este evento tem muito a agregar aos alunos, já que o câncer é a doença que mais mata animais atualmente”.

Na quarta-feira, o professor Breno Souza Salgado classificou os tipos de tumores. Na quinta, o professor Walter Otaviano Bernes realizou uma cirurgia, demonstrando aos alunos como se faz a mastectomia (retirada da mama acometida de tumores ou linfoides). Na sexta-feira, o Dr. Thiago Pires Anacleto esclareceu como é feito o diagnóstico por imagem para detectar o tumor precocemente.

E, finalmente, no sábado, dia 25, alunos e professores se reuniram na Praça Getúlio Vargas para conscientizar as pessoas sobre o tema. “O mesmo câncer que acomete as mulheres acomete cadelas e gatas e tem a mesma proporção de índice de mortalidade e de morbidade”, enfatiza a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Dra. Maria Cristina Costa Resk.

Participaram também da ação a Liga de Ginecologia e Liga de Oncologia, do curso de Medicina da UNIFENAS, que abordaram o câncer de mama na mulher, e ainda a Associação Anjos de Patas.