12 de novembro de 2014

Jornada de Informática apresenta aplicativos para dispositivos móveis

Rosângela Fressato
– Os apps podem entrar para o mercado e gerar lucratividade

Com o objetivo de incentivar a produção de softwares para dispositivos móveis pelos acadêmicos, a 25ª JOIN (Jornada de Informática), promovida pelo curso de Ciência da Computação, teve como destaque em sua programação um workshop sobre este tema.

As apresentações e demonstrações de aplicativos (apps) ocorreram no hall de entrada da Biblioteca Central da UNIFENAS. Os trabalhos atraíram a atenção do público presente devido à variedade de opções e os cuidados com as funcionalidades e interface visual. Foram expostos os seguintes trabalhos: GDívidas – controle de finanças pessoais; VempraK – aplicativo para avaliação de pratos em restaurantes; EasyLixo – T.I verde. Informativo de pontos de reciclagem e coleta de lixo; Sorriso Feliz – aplicativo para gerência de consultórios odontológicos; Click Ofertas – aplicativo de busca de ofertas do mercado varejista; PACManager – aplicativo de logística para entrega de mercadorias de transportadoras; iBoteco – aplicativo para atendimento em bares e restaurantes; PhotoData – aplicativo para organização de fotos em smartphones; Teste de Memória – jogo de memória; e Cálculo Gotejamento – aplicativo para cálculo de gotejamento de soro para profissionais de Enfermagem.

Os acadêmicos Lorenzo Couto do Nascimento e Matheus Catelo desenvolveram um aplicativo que exerce as funções de um garçom no estabelecimento, ou seja, quando o cliente vai ao restaurante, ele faz o login e checkin; o restaurante é notificado sobre a presença do cliente na mesa, e este faz seu pedido por meio do aplicativo. “Este aplicativo já tem até o valor da conta e também o valor para dividir entre os amigos da mesa”.

Lorenço comenta que estes aplicativos pode ser um mercado de atuação, pois muitos que se formam exercem a função de programador e criar programas é algo que diversos estudantes fazem durante a graduação. “E empresas que desenvolvem aplicativos também podem acontecer, por isso pode ser um caminho a seguir sem nenhum problema e muito rentável. Não precisa de patente porque não é algo novo, exclusivo”.

A coordenadora da Jornada, professora Marly Moreira Dias, relata que foi finalidade também do workshop de apps oferecer a empresas, em diversas áreas de empreendedorismo, novas habilidades de interação com seus clientes.

O professor Celso de Ávila Ramos observa que estes aplicativos para dispositivos móveis, especialmente para plataforma androide, estão com muita vigência no mercado devido à popularização dos smartphones e dos tablets. “Então sentimos a necessidade de inserir os alunos nesta metodologia de desenvolvimento e isso instigou bastante o espírito criativo, espírito desenvolvedor destes alunos e acabou gerando estes trabalhos muito interessantes, que podem, inclusive, tornar produtos de mercado com grande facilidade e lucratividade”.

E para divulgar os trabalhos dos universitários, foi criado um marca-livros com um QR-Code contendo as apresentações dos apps. Com um leitor apropriado no dispositivo móvel, o usuário pode acessar o endereço da internet e rever as apresentações. “Criamos também outros QR-Codes para que os avaliadores pudessem fazer uma avaliação já online das apresentações de trabalhos científicos. Na mesa-redonda nós usamos o whatsapp para que a plateia pudesse fazer as perguntas”, conta professora Marly.

Presença de egressos

A 25ª JOIN trouxe como palestrantes ex-alunos do curso, que relataram suas experiências como profissionais. A egressa Caroline Lima Costa é gerente de projetos na Indra Company, em São José dos Campos, trabalhando com audi serchs TI. Ela diz que ficou muito emocionada pelo convite e enfatiza que a UNIFENAS lhe proporcionou toda a base e o respaldo para chegar ao sucesso profissional. Como conselho aos acadêmicos, ela ressalta: “Estudem e tenham muito bom humor para enfrentar todas as batalhas que vão surgir”.

Professor Alexandre Martins Dias, coordenador do curso de Ciência de Computação, conta que a proposta do tema da Jornada “Inteligência computacional para a vida” foi trazer para o encontro uma visão de mercado, de quem vive no mercado, ou seja, “em que aspectos a gente pode incentivar mais no curso, mas também a visão social, visão de preservação de meio ambiente, entre outras demandas”.

Houve também, dentro da Jornada, apresentação de painéis dos TCCs e o lançamento do livro “Inteligência Artificial – teoria e prática”, por Dra. Flávia Aparecida Santos e Dr. Benedito Isaías de Lima Lopes, ambos da UNIFEI.