14 de novembro de 2014

Alunos promovem Congresso de Biomedicina

Rosângela Fressato
Liga de Citologia Clínica juntamente com o Dr. Daniel Junqueira Dorta, Dra. Sara e professora Alessandra Pupin

Os acadêmicos do curso de Biomedicina da UNIFENAS, juntamente com a Liga de Citologia Clínica, promoveram a 7ª edição do Congresso e a 4ª Jornada de Análises Clínicas.

Na palestra de abertura, o biomédico Cézar Laerte Natal explanou sobre um novo campo de atuação dos biomédicos: a “Biomedicina Estética”. Segundo o palestrante, essa é uma área nova, que existe apenas desde 2010. Cézar falou sobre o histórico desta especialidade e também sobre os seus campos de atuação. “Trabalhamos no aperfeiçoamento da expressão facial e corporal. É uma área prazerosa, pois é muito diferente de se lidar com uma pessoa doente que busca seu trabalho para se recuperar, o que nem sempre ocorre. Já na estética a situação é bem diferente: a pessoa está bem consigo mesma e quer melhorar”.

“Perícia criminal” também foi outro tema abordados durante o encontro. O perito Vitor Basso Schul falou aos presentes sobre as áreas de atuação do perito, que podem ser tanto de laboratório quanto de rua. A perícia está sempre de portas abertas carecendo de profissionais qualificados. Existem estados em que o biomédico atua junto com o biólogo, direcionado para DNA e a parte de análise ambiental. No estado de São Paulo, o biomédico pode trabalhar tanto em laboratório de toxicologia, de entorpecentes, auxiliar na química, assim como pode trabalhar na rua, atendendo a acidentes de trânsito, local de homicídio, entre outros. “A área de perito criminal é promissora, mas no Brasil a vaga é preenchida por meio de concurso público. E todos os estados do País precisam de mais profissionais”.

A estudante e presidente da Liga de Citologia Clínica, Gesica Generoso, relata que a proposta dos eventos foi ampliar o conhecimento dos acadêmicos. Já a professora Luisa Barbosa Messora, coordenadora do curso de Biomedicina, conta que os alunos demonstraram muito carinho e excelente desempenho ao desenvolverem o Congresso juntamente com a Jornada.

Outros temas abordados no Congresso e na Jornada foram: “Análise da prevalência de infecção pelo Paracoccidioides brasiliensis em áreas rurais de Alfenas, MG” (Dr. Luiz Cosme Cotta Malaquias); “Diagnóstico laboratorial de vírus”) Dra. Telma Alves Monezi; “Citogenômica clínica: diagnóstico citogenético e molecular de pacientes com doenças genéticas” (Dra. Natália Duarte Linhares); Curso de Toxicologia Forense, promovido pela Sociedade Brasileira de Toxicologia, por meio da Dra. Sara e do Presidente da Sociedade, Dr. Daniel Junqueira Dorta); Minicurso “Gerenciador de Referências Mendeley (egresso Asafe Costa Lopes). Também houve apresentação de trabalhos científicos.