18 de novembro de 2014

Liga de Clínica Médica se filia à Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Rosângela Fressato
O presidente Elber Santos junto ao professor Dr. Antônio Pizzanin, durante o 6º Simpósio da LCM, em maio de 2013

A Liga de Clínica Médica (LCM) da UNIFENAS teve sua filiação junto à Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCL) aprovada neste ano. Elber J. A. Santos, presidente da Liga, ressalta que esta foi uma conquista importante, pois assim os membros terão a oportunidade de participar de todas as atividades relacionadas entre um grupo das poucas Ligas filiadas junto à SBCM.

“Dentre estas atividades, podemos destacar o encontro com outras Ligas filiadas em cursos de reciclagem na área de Clínica Médica, assim como o acesso gratuito à Revista Brasileira de Clínica Médica, o que nos propiciará um estudo diferenciado, por meio da troca de experiências e da leitura de pesquisas e casos clínicos publicados na revista mencionada”, comenta o presidente.

Elber conta que, durante os cinco anos de existência, a Liga se propôs a contemplar o binômio extensão-pesquisa, realizando atividades práticas voltadas para a população, como palestras, diálogos e conscientização como forma de alertar as pessoas sobre a prevenção das doenças mais relevantes, como Hipertensão Arterial Sistêmica, Dislipidemia, Diabetes etc. “Por outro lado, também realizamos atividades científicas, como estudos de casos clínicos, participação em Simpósios e Congressos em âmbito nacional com trabalhos de Iniciação Científica e outras”.

O acadêmico esclarece que há pouco tempo a Liga promoveu uma atividade, em parceria com a Clínica Vida Viva (ONG que atende milhares de pacientes oncológicos de todo o sul de Minas Gerais), explanando palestras sobre HAS e sobre DM. “Em 2014, já realizamos o 6º Simpósio da LCM e estamos em andamento com o projeto de IC, denominado "Avaliação dos fatores de risco de antibióticos em pacientes com ITU em uma UTI adulto", com o qual procuraremos realizar uma avaliação do uso racional de medicamentos e dos fatores que podem conduzir pacientes internados com infecção no trato urinário (ITU) na UTI do Hospital Universitário Alzira Velano”.