17 de dezembro de 2014

UNIFENAS presente na Semana Brasileira do Aparelho Digestivo, no RJ

Rosângela Fressato
Professor Iure e organizadores do evento

“Pancreatite aguda grave: qual o melhor índice (escore) prognóstico de gravidade?” foi o trabalho apresentado pelo professor do curso de Medicina da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, Iure Kalinine Ferraz de Souza, na 13º Semana Brasileira do Aparelho Digestivo. O evento ocorreu no RIOCENTRO, na cidade do Rio de Janeiro – RJ e foi organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, Federação Brasileira de Gastroenterologia e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva, no período de 22 a 26 de novembro.

A proposta do evento foi abranger os mais atuais temas clínicos, procedimentos e avanços tecnológicos na área da Gastronterologia, Endoscopia Digestiva e na Cirurgia do Aparelho Digestivo. Um dos pontos a ser destacado trata da “imersão significativa em Medicina”. Foram abordados novos tratamentos e métodos diagnósticos que visam dar mais qualidade ao exercício da Medicina.

Segundo Alexandre de Figueiredo Ferreira, aluno de Medicina da UNIFENAS e participante da pesquisa, o tema apresentado é de grande importância e relevância na área médica, uma vez que sempre é abordado em congressos e outros eventos e muito têm se discutido acerca das condutas sobre a Pancreatite Grave. “Foi muito gratificante participar deste evento, já que logo a seguir recebemos uma “menção honrosa dos organizadores do evento” pela apresentação deste trabalho”.

Alexandre informa que o trabalho está sendo enviado para a publicação na Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (RCBC). Além desta apresentação, o professor Iure expôs mais sete trabalhos neste mesmo evento.

Tiveram participação no trabalho também os estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Rodrigo Vieira Gomes e Janaína Alves Bartelega.