18 de dezembro de 2014

Prova de Atletismo reúne competidores da região na UNIFENAS

Largada no Centro Esportivo da UNIFENAS

Atletas do sul de Minas participam da Corrida e Caminhada Pela Vida UNIFENAS. Com um percurso de 8 Km, traçado dentro do câmpus da Universidade, a prova teve como uma de suas propostas incentivar a prática esportiva e promover o bem-estar físico e mental dos competidores. O evento ocorreu no domingo, 14 de dezembro.

Realizada pela UNIFENAS e o Portal Sport Evolution, a corrida contou com o apoio do Hospital Universitário Alzira Velano e do curso de Educação Física. Após a largada, no Centro Esportivo da Universidade, os atletas deram duas voltas no percurso, ladeado pela beleza natural do câmpus e suas edificações. A prova contou com subidas e descidas no asfalto, no concreto e até mesmo na terra.

Na busca de superação de limites, alguns chegaram à exaustão, outros controlaram o ritmo para alcançar o que consideram ser o maior prêmio: a qualidade de vida. Como disse um dos competidores, “correr é vida, é saúde”. Duas palavras que acompanham José Braz dos Santos. Aos 63 anos de idade, só este ano o atleta de Campo Belo já participou de 15 provas. Ele começou a correr aos 61 anos. “Comecei na caminhada por problema de pressão alta. Passei a correr e acabaram-se os problemas, não tenho pressão alta e vivo sem remédios”, afirmou.

São exemplos como o de José Braz que inspiraram a realização da Corrida e Caminha da Pela Vida UNIFENAS. Como disse César Augusto Costa Rodrigues, professor do curso de Educação Física e responsável pela organização do evento, “nada melhor que promover saúde por meio do esporte e da prática de atividades físicas”. César ainda complementa: “a corrida hoje é uma das modalidades mais procuradas por ser democrática. Coloco um tênis, procuro um profissional habilitado para ajudar nos treinamentos e começo a praticar”.

A questão da saúde esteve em foco na competição que atraiu atletas experientes como Danilo Rodrigues de Paula. O atleta de Carmo do Rio Claro é tricampeão da Corrida Integração, realizada em Campinas e considerada a maior prova de rua do interior paulista. Ele participou da corrida da UNIFENAS não pela premiação, mas por causa de um motivo em comum entre os participantes. “Quando corro me sinto bem, esqueço todos os problemas. Então, independente do nível da corrida, adorei vir aqui e pretendo voltar. Se tivesse ganhado ou não, o importante é competir, é participar”, declarou o campeão da prova na UNIFENAS.

A corrida contou com a cobertura da TV Alfenas, que levou ao ar os melhores mentos da prova. Como afirmou José de Souza Filho, diretor da emissora, o telespectador que acompanhou, com certeza, gostou. “Mais uma vez, evento da UNIFENAS faz a diferença em Alfenas”, disse.

“Realmente começamos com ‘chave de ouro’, foi um sucesso, e que esse seja o primeiro de muitos outros”, declarou Gerusa Vilela Terra, coordenadora do curso de Educação Física.

Os resultados da corrida podem ser obtidos pelo site www.portalsportevolution.com.br.