26 de janeiro de 2015

Alunos e professores rumo ao Projeto Rondon na Paraíba

Rosângela Fressato
Professora Nivalda de Lima e o professor Rogério Ramos do Prado, coordenador de Extensão e Assuntos Comunitários da UNIFENAS, juntos aos alunos e professores envolvidos na Operação Porta do Sol

Duas professoras e oito alunos da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, chegaram ao município de Salgado de São Félix, na Paraíba, no domingo, dia 25 de janeiro, para participarem do Projeto Rondon, Operação Porta do Sol.

Segundo a professora Renata Santineli, coordenadora do grupo, juntamente com a professora Tatiana Rocha, serão 20 dias de atividades na área de meio ambiente, trabalho, tecnologia social e comunicação. Os acadêmicos do Projeto cursam Medicina, Agronomia, Direito e Nutrição. “Os estudantes fizeram seis meses de capacitação e agora vão mostrar seu potencial e também conhecer outra realidade”.

O grupo partiu de Alfenas na quinta-feira, 22 e retornam dia 10 de fevereiro.

O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. Ele tem por objetivos contribuir para a formação do universitário como cidadão; integrar o universitário ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País; consolidar no universitário brasileiro o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais; e estimular no universitário a produção de projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas (fonte: site do Ministério da Defesa).