25 de fevereiro de 2015

Projeto de extensão é publicado na Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Da redação

Sob o título “Qualidade de assistência em um centro de atenção secundária em saúde”, o projeto de extensão universitária da Liga Acadêmica de Humanidades Médicas da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, foi publicado na Revista da SBCM (Sociedade Brasileira de Clínica Médica) em 2014.

O trabalho consiste em uma pesquisa realizada no Ceasc (Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade "Prof. Edson Antonio Velano") entre 2011 e 2012. Uma de suas propostas era dar ênfase e legitimidade à perspectiva crítica dos usuários do ambulatório de um centro de especialidades médicas sobre a qualidade da atenção secundária em saúde.

Os membros da Liga avaliaram a opinião e satisfação dos usuários como indicadores de determinados aspectos dessa qualidade quanto à implementação de práticas humanísticas no serviço de atenção secundária à saúde no Ceasc.

A pesquisa “Qualidade de assistência em um centro de atenção secundária em saúde” pode ser encontrada no link http://files.bvs.br/upload/S/1679-1010/2014/v12n4/a4409.pdf.

Conclusão

O projeto publicado conclui que, ao “aferir-se o grau de satisfação dos usuários de um serviço especializado e das condições físicas do SUS, em sua concretude, obtêm-se resultados de qualidade da atenção à saúde. Por fim, o arranjo ensino-assistência da comunidade do Ceasc, UNIFENAS-BH, é um bom exemplo de como se pode adequar a política pública, em conjunto com a formação do estudante de Medicina, para se conduzir a uma cultura humanizada na atenção em saúde. Esse êxito, apesar do fator singularidade, poderia ser, quem sabe, referência de vínculo, humanismo e responsabilidade social em ser seguida por outro serviço universitário de saúde pública”.