18 de março de 2015

Pesquisa de professor da UNIFENAS é publicada em informativo da UFMG

Rosângela Fressato
Dr. José Ricardo de Oliveira

A tese de doutorado do professor do curso de Medicina, câmpus de Belo Horizonte, Dr. José Ricardo de Oliveira, intitulada “Reflexões sobre o ensino de bioética e cuidados paliativos nas escolas médicas do estado de MG", foi publicada recentemente no Informativo da FM-UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Em entrevista, Dr. José Ricardo relata que o ensino de cuidados paliativos na graduação das Escolas Médicas do estado de Minas Gerais é fundamental para compreender a relação escola-médico-equipe interdisciplinar de assistência à saúde no que diz respeito à terminalidade da vida humana. “O tema matriz refere-se à análise dos currículos destas escolas para verificar como está contemplado o ensino de cuidados paliativos na graduação”.

Os resultados da pesquisa mostraram que o conhecimento de bioética, com ênfase em cuidados paliativos e com a formação dos médicos que atendam às necessidades emergentes desta área da saúde, não está suficientemente contemplado nas Escolas Médicas do estado de Minas Gerais. “Também, não se observa uma correlação entre o ensino de ética e de bioética e o ensino de cuidados paliativos. A articulação entre o ensino de bioética e cuidados paliativos tem sido pouco investigada na área da saúde”, ressalta o pesquisador.

Mais detalhes sobre a pesquisa do Dr. José Ricardo podem ser encontrados no link: http://site.medicina.ufmg.br/inicial/relacao-entre-bioetica-e-cuidados-paliativos-e-falha-no-ensino-de-medicina/.