16 de abril de 2015

Em busca de soluções: presidente da FAPEMIG fala aos pesquisadores da UNIFENAS

Rosângela Fressato
Autoridades acadêmicas, professores e alunos envolvidos com pesquisa prestigiaram a palestra

Buscar soluções para as necessidades da sociedade. Este foi uma das finalidades da palestra “Pesquisa no Estado de Minas Gerais e a atuação da FAPEMIG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais)”, proferida pelo presidente da Fundação, professor Dr. Evaldo Ferreira Vilela, na UNIFENAS, dia 13 de abril.

Ao lado do palestrante, da vice-reitora, Dra. Viviane Araújo Velano Cassis e do pró-reitor acadêmico e coordenador de Pesquisa e pós-graduação, professor Dr. Mário Sérgio Swerts, a magnífica reitora, Professora Maria do Rosário Araújo Velano, tomou a palavra e enfatizou que a missão da UNIFENAS é formar o profissional-cidadão competente, ético, crítico e criativo, capaz de contribuir efetivamente para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária e que concorra para o desenvolvimento da região e do país.

Maria do Rosário comentou que, por ser uma Universidade, para cumprir com sua missão, um dos objetivos da UNIFENAS é a ampliação dos seus programas de pós-graduação e de grupos de pesquisa. “A FAPEMIG tem exercido um papel fundamental, nos auxiliando sobremaneira e de forma irrestrita para a consecução de tais objetivos”.

Em sua fala, o Dr. Evaldo disse que a Fundação tem o propósito de conhecer a comunidade, ouvir os seus anseios e também dar algumas diretrizes para que, com conhecimento, ajudar o Brasil a se desenvolver mais. Para ele, é preciso avançar no desenvolvimento da ciência e da tecnologia para atender as necessidades da população, seja no âmbito da região, de Minas Gerais ou do Brasil. “A relevância do que se faz nas universidades, em termos de pesquisa, de formação de profissionais, de mestres e doutores, está conectada com as necessidades e desenvolvimento do país”.

Na oportunidade, o presidente da FAPEMIG explicou sobre o empreendedorismo. Em sua opinião, é muito importante que as pessoas possam empreender as suas ideias, criar negócios tecnológicos oriundos da universidade. “Isso é um grande esforço que a Fundação faz e que todo Brasil precisa fazer para termos novamente a criação de renda e emprego em quantidade suficiente para todos”.

O pró-reitor acadêmico Mário Sérgio observa que a presença do Dr. Evaldo é de fundamental importância para dar transparência ao processo que a Universidade faz. “A UNIFENAS já tem a sua qualidade de ensino, de extensão e de pesquisa. E não podemos deixar de demonstrar todas as qualidades que temos a estes órgãos de fomento que estimulam a pesquisa”.

O palestrante Dr. Evaldo Vilela

Dra. Viviane Araújo Velano Cassis, o palestrante Dr. Evaldo Vilela e a reitora, Professora Maria do Rosário Araújo Velano