24 de abril de 2015

Simpósio esclarece sobre câncer em animais

Rosângela Fressato
Simpósio ocorreu na Sala de Eventos I da Universidade

O Núcleo de Estudos em Oncologia Veterinária da UNIFENAS (NEONCO) promoveu seu primeiro Simpósio com palestrantes de outras instituições de ensino.

Professor Breno Souza Salgado, coordenador o Núcleo, diz que cada vez mais os animais de companhia vêm ganhando importância para a família no Brasil, e, com os cuidados médicos veterinários, eles vão aumentando suas expectativas de vida. Segundo ele, da mesma maneira que nos seres humanos, quanto maior a expectativa de vida, maior a quantidade de cânceres que aparecem nesses animais, especialmente quando eles vão ficando mais velhos. “Por isso, uma das importâncias do NEONCO é informar a população sobre estas características e também fazer com que os alunos tenham mais contato com a área, pois esta não é contemplada na matriz curricular nos cursos de Medicina Veterinária no Brasil”.

O coordenador relata que o Simpósio tem grande importância, pois eventos como esse permitem maior capacitação, vivência e conhecimento dos alunos. “E para aqueles alunos que não têm condição de ir para centros maiores, nós disponibilizamos estas informações trazendo os profissionais para a Universidade”.

A presidente do NEONCO, Thais Rocha Oliveira, comenta que o Núcleo sempre participa do “Outubro Rosa”, evento que conscientiza sobre o câncer de mama e também produz informativos sobre a oncologia veterinária. “Já iniciamos o planejamento do II Simpósio para 2016 e, ainda, em 2015, no segundo semestre, um evento multidisciplinar que envolva outros cursos da UNIFENAS”.

Durante o Simpósio, que ocorreu de 15 a 17 de abril, foram proferidas as palestras “Eletroquimioterapia” ; “Estadiamento do câncer de mama”; “Endoscopia para diagnóstico do câncer”; “Dietoterapia aplicada ao câncer”; e “Crioterapia”.