8 de maio de 2015

CAPES/MEC aprova o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UNIFENAS-BH

Da redação
Fachada do CEASC - Centro de Ensino e Atenção à Saúde da Comunidade

No mês de abril, o Conselho Técnico Científico da CAPES/MEC recomendou o Mestrado Profissional em Ensino em Saúde da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte. O mestrado é o quarto da UNIFENAS, e o segundo no nível profissional. A recomendação foi em decorrência à expertise em metodologias ativas e à qualidade técnico-científica dos professores do curso de Medicina, câmpus de Belo Horizonte e, inegavelmente, ao apoio institucional.

O Pró-reitor Acadêmico e Diretor de Pesquisa e Pós-graduação da UNIFENAS, Prof. Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, conta que esse mestrado objetiva formar profissionais capacitados para atuarem na docência e que possam utilizar métodos ativos de aprendizagem; realizar avaliação confiável e coerente com as estratégias educacionais e os cenários de aprendizagem; planejar e desenhar currículos na área de saúde; atuar observando os princípios do método clínico centrado na pessoa; promover um elo de integração entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e os serviços de saúde; participar da gestão acadêmica de cursos e realizar avaliação de programa/currículo.

“Para tanto, o profissional a ser formado será contemporâneo, atento às estratégias educacionais praticadas no século XXI, apto a exercer a docência em saúde contextualizada às necessidades de saúde da população, cumprindo seu papel como facilitador da aquisição de competências pelo estudante, preparado para participar da gestão do currículo e criterioso ao avaliar o estudante, o curso e a sua própria prática, assumindo uma postura crítica e reflexiva e com capacidade de educar-se permanentemente”, relata o pró-reitor.

O curso adotará metodologias ativas de aprendizagem, como Team-Based Learning (TBL) e o Problem-Based Learning (PBL). Possuirá uma área de concentração denominada Educação na Área de Saúde, com cinco linhas de pesquisa: (a) Avaliação de competências; (b) Interação ensino, serviços de saúde e comunidade; (c) Método clínico centrado na pessoa; (d) Planejamento e desenho de currículo e (e) Raciocínio clínico.

Mário Sérgio ressalta que, para a execução de coerente proposta, o mestrado contará com 18 docentes, todos vinculados à UNIFENAS, sendo 17 do curso de Medicina, câmpus de BH, e um do curso de Medicina, câmpus de Alfenas. Eles vão orientar 25 alunos/ano ao longo de 24 meses, culminando na defesa de dissertação e/ou produto fruto do mestrado. “Este mestrado coroa o trabalho conjunto de um corpo docente capacitado do curso de Medicina/BH, que atuará na formação de profissionais sintonizados às necessidades do ensino em saúde no século XXI”.

O professor observa que a especialização destaca também o salto que a UNIFENAS dá em seu stricto sensu, recomendando seu quarto mestrado atendendo às exigências do MEC para o status de Universidade. “O mestrado representa, ainda, a conquista de um objetivo de um curso de Medicina em Belo Horizonte, que já pleiteava um programa stricto sensu. É o primeiro mestrado do câmpus de Belo Horizonte e também o primeiro fora de Alfenas. E um indicador relevante é que este é o quarto mestrado da Universidade, atendendo a uma exigência do MEC de que Universidades devem ter, no mínimo, quatro mestrados.

O curso está programado para ter início em março de 2016, com processo de seleção ainda em 2015.