13 de maio de 2015

“Sábado na Praça” leva alegria e informação à comunidade alfenense

O “Sábado na Praça” atraiu muitas pessoas

Um dia especial para a família foi organizado, na Praça Getúlio Vargas de Alfenas, por alunos e professores do curso de Educação Física da UNIFENAS. Às vésperas do Dia das Mães, a mão inglesa e as imediações da Concha Acústica se tornaram um espaço de brincadeiras, jogos, recreação, danças, demonstração de arte marcial e, principalmente, informação. Em sua 7ª edição, o “Sábado na Praça”, como em anos anteriores, teve por objetivo valorizar a vida saudável.

A manhã do dia 8 de maio favoreceu a realização do evento. Pessoas de todas as idades participaram das ações. Houve interação entre alunos, professores e a população. Os cursos de Enfermagem e Nutrição também contribuíram com a aferição da pressão arterial e orientação nutricional. Estas duas atividades somaram-se à avaliação física, ao treinamento funcional, ao teste de equilíbrio à e resistência muscular para a terceira idade, proporcionadas pelos alunos de Educação Física e membros da Liga de Esporte e Saúde.

De acordo com o professor Yvan Vilas Boas, coordenador do curso de Educação Física, no “Sábado na Praça”, a Universidade faz com que os alunos pratiquem tudo o que aprendem na graduação. Ao promover a qualidade de vida, também incentiva a prática da atividade física e apresenta o curso de Educação Física para a cidade. Disse que os alunos “se sentem realizados ao final e durante o evento. Se alguém chega e fala: ‘muito legal a atividade que vocês desenvolvem’, são tomados de completa satisfação”.

O estudante Gladison Fernandes, do 1º período, confirma o que foi dito pelo professor. Um dos responsáveis pela atividade de canção de roda, a aluno diz que a experiência fora da sala de aula é gratificante. “No começo, a gente fica um pouco tímido para poder fazer as atividades, mas, logo que começa a brincar, isso acaba. No final, a criançada está se divertindo, e a gente junto com ela”, destacou.

Engana-se quem pensa que apenas crianças e adolescentes se divertiram. Aos 77 anos de idade, Benedita de Jesus dançou, ensaiou passinhos, recebeu dicas para uma saúde melhor. Vitalidade não lhe faltou durante o evento. “É muito gostoso, a gente se esquece de todos os problemas”, afirmou ao se referir às danças.

O contato com a população é algo extremamente positivo, segundo a professora Gerusa Vilela Terra, coordenadora de graduação. Como uma das pessoas responsáveis pela criação do “Sábado na Praça”, ela se emociona ao ver o evento, a cada ano, se consolidar ainda mais. “Quando cheguei aqui e vi tudo pronto, tudo preparado, realmente me emocionei. Lembrei-me do primeiro evento que a gente fez, e, ao ver o quanto isso evoluiu, em vários aspectos, tanto para os professores como para os alunos, a gente se sente muito orgulhosa.”

Apoiadores

O “Sábado na Praça” é o resultado do esforço dos alunos e professores do curso de Educação Física com a parceria de outras instituições que os apoiam. Neste ano, a Alpha Academia, o grupo Grão de Ouro, a Unicardio Clínicas, a Unimed e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Nutri Mais ajudaram no patrocínio. Outros como: o Tiro de Guerra, a Cia Mais Dança de Paraguaçu, Bruna Amaral e o Projeto Trilhas Educativas, o Grupo de Dança Du Guetto, o Grupo de Dança Dark Angels, assim como a Cia de Dança By Marinho, contribuíram para o sucesso do evento, como afirmou o professor Yvan Vilas Boas.

A TV Alfenas, por meio dos programas Terça Especial e Virou Notícia, e seus respectivos apresentadores, José de Souza Filho e Valdir Cezário, registrou todo evento. As imagens e entrevistas irão ao ar durante a programação da emissora.