18 de maio de 2015

Liga Empreendedora quer difundir inovações

Rosângela Fressato
Alguns membros da Liga Empreendedora

Criar uma comunidade de empreendedores que se ajudam, difundir inovação e proporcionar uma rede de contatos, informação e oportunidades para aqueles que possuem vontade de empreender possam ter boas ideias e tirá-las do papel. Esses são alguns dos objetivos da Liga Empreendedora do curso de Administração da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, que fez sua primeira apresentação na noite de 6 de maio, juntamente com a palestra “Empreendedorismo na Faculdade”, proferida pelo estudante de publicidade e propaganda Victor Lymberopoulos.

O presidente, Yago Ananias, conta que o principal foco da Liga é estimular os estudantes a empreenderem, ainda quando acadêmicos, sejam eles de qualquer curso, a estimulá-los a empreender suas vidas, sendo protagonistas dela. “Acreditamos que empreender é muito mais que criar uma empresa. É assumir as rédeas de sua vida”.

Segundo o acadêmico, esse ano a principal atividade é a Incubadora de Ligas Universitárias “Na Prática” (Fundação Estudar). Afirma que em 2015 estão participando mais de 400 Ligas Universitárias de diversas temáticas. “Empreendedorismo é a temática que está em primeiro lugar, como mais de 100 Ligas incubadas”, acentua.

Os membros da Liga, alunos de Administração e Ciência da Computação, estão participando de eventos como Startup Weekend, que tem o objetivo de criar uma startup em apenas 54 horas e LabX, um evento que trabalha liderança. “Queremos promover eventos como esses na nossa Universidade também”.

Espírito empreendedor

Para a professora Juliana Salgado, coordenadora do curso de Administração e da Liga Empreendedora, instigar o espírito empreendedor nos universitários, como uma oportunidade de trabalho alinhada a uma profunda realização profissional e pessoal, é uma das propostas da Liga. “Na UNIFENAS, temos exemplos de egressos empreendedores de sucesso, como a Carla Sarni da Odontologia e o Matheus Haddad, da Ciência da Computação. São muitos os egressos do curso de Administração que hoje empreendem com sucesso em nosso município. Com a Liga, um número muito maior de alunos pode ser atingido com ideias e práticas empreendedoras. E isso é contagiante!”.