18 de maio de 2015

Estagiários de Odontologia recebem instruções da Regional de Saúde de Alfenas

Rosângela Fressato
Professor Luiz Sartori (centro) junto com os acadêmicos e a equipe da Regional de Saúde de Alfenas

Alunos do 6º período do curso de Odontologia da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, participaram de palestras na Regional de Saúde de Alfenas, dia 4 de maio.

Na ocasião, os universitários receberam instruções sobre os diversos programas: Saúde do Trabalhador; Minas contra o trabalho infantil; Vigilância em saúde de populações expostas a agrotóxicos em Minas Gerais; Programa de Pactuação das ações nas Redes de Atenção à Saúde, da Secretaria de Saúde de Minas Gerais; Sistema de Auditorias do SUS; Programa de Assistência Farmacêutica do SUS. Também ouviram sobre o Programa de Regulação entre Estado e Municípios.

Professor Luiz Sartori explica que esta participação faz parte da disciplina ministrada por ele, Estágio em Planejamento, cujo objetivo é colocar o acadêmico em contato direto com as atividades desenvolvidas no Serviço Único de Saúde (SUS), nos três níveis de administração: municipal, estadual e nacional. “Foi um encontro muito instrutivo. Os alunos puderam ver de perto toda atuação do Sistema Único de Saúde em nossa região e perceberam que todas as pessoas, mesmo sem o saber, têm amparo diuturno e constante das ações do SUS no país, pois ele não atua somente na assistência à doença, mas em todos os segmentos da saúde”.

Luiz Sartori relata que, em nível de Município, os alunos estão, mensalmente, participando das reuniões do Conselho Municipal de Saúde, desde o inicio do semestre. Segundo ele, os estudantes estarão participando da organização e logística de apoio para a realização da 8ª Conferência Municipal de Saúde, que deverá ocorrer entre o final de maio e início de junho. “Esse encontro acontece de dois em dois anos e estabelece quais as políticas e o planejamento que serão assumidos pelo município nos próximos dois anos”.