21 de agosto de 2015

Administração tem Núcleo de Práticas de Gestão

Rosângela Fressato
Professor Eduardo junto a alguns membros da Empresa Júnior

O curso de Administração da UNIFENAS, câmpus de Belo Horizonte, fundou, recentemente, o Núcleo de Práticas de Gestão, cujo objetivo inicial é a capacitação dos acadêmicos para a necessidade de mercado.

O professor Eduardo José Alves Dias, coordenador do Núcleo, comenta que a finalidade é ter um curso de Administração não somente bibliográfico, mas também prático. Dessa forma, esclarece o docente que o Núcleo é um centro de ações das práticas vistas em sala de aula. “Temos, dentro do Núcleo, a Empresa Júnior; ações sociais, como inclusão digital; parcerias nas atividades extensionistas”.

Professora Fabiana Furtado, coordenadora do curso de Administração, diz que o Núcleo vai ser uma oportunidade para os alunos enxergarem as demandas da região. “Por exemplo, se a necessidade é um curso para cuidadores de idosos, o Núcleo vai promover isso. Então, o aluno terá também a oportunidade de fazer um trabalho social”.

Os acadêmicos que fazem parte da Empresa Júnior podem ainda atuar no Núcleo de Práticas de Gestão. Outros alunos que não estão na Empresa Júnior também poderão atuar no Núcleo. “O nosso intuito é ampliar o contato com a comunidade, não só com as empresas, mas também com as pessoas da região”.

A coordenadora relata que, por meio do Núcleo, os alunos vão se sentir aptos a atuar no mercado de trabalho, pois terão contato com esse mercado. “Lembramos que hoje são poucas as instituições que oferecem essa possiblidade; o aluno teria que fazer um estágio para adquirir a prática do curso. No entanto, a maioria dos estudantes precisa trabalhar para pagar os estudos e não tem possibilidade de fazer o estágio. Com a Empresa Júnior, ele terá acesso a isso, sem comprometer o seu dia de trabalho, a sua renda”.

Para o acadêmico Leandro Daniel dos Anjos, a Empresa Júnior veio para agregar, somar conhecimentos. “Estamos com uma expectativa muito boa. Com essa oportunidade, sairemos do curso com uma informação a mais para enfrentar o mercado de trabalho”.