28 de setembro de 2015

Trabalho apresentado na Escócia

Rosângela Fressato
As professoras Dra. Mirian Graciano, Marly Dias e Annie Beatriz durante Conferência, que ocorreu de 5 a 9 de setembro, em Glasgow

A UNIFENAS, câmpus Alfenas, esteve presente na Conferência Anual da Associação para a Educação Médica na Europa (AMEE 2015), em Glasgow, na Escócia, representada pelas professoras Dra. Annie Beatriz Carvalho (vice-coordenadora do curso de Medicina), Dra. Miriam Graciano (profa. curso de Medicina) e Marly Moreira Dias (coordenadora do NED – Núcleo de Educação a Distância da UNIFENAS e profa. curso de Ciência da Computação).

O trabalho intitulado “The association between Team based learning management Systems (LMS) by Moodle”, desenvolvido pelos professores Miriam Graciano, Marly Moreira Dias, Maurício Moreira Júnior (NED) e Patrícia Carolina da Silva Pereira(NED) foi apresentado na forma de e-poster, e a apresentação oral foi feita pela Dra. Miriam. Em sua opinião, o trabalho foi aceito pela sua característica inovadora. “O TBL (Team Basead Learning) é utilizado na Medicina há bastante tempo, mas sem lançar mão da tecnologia. O que ele apresenta de inovador é o fato de usar a plataforma Moodle em diferentes passos do processo”.

Na apresentação do e-poster foi exibido um vídeo de 1 minuto que relatava a trajetória da UNIFENAS e a parceria entre os cursos de Medicina e Ciência da Computação dessa instituição. Dentre os trabalhos apresentados no encontro, professora Miriam destaca o ensino adaptativo, “um tema novo para mim, que consiste no ensino dirigido para as dificuldades de cada estudante”.

Maior evento de ensino médico

A professora Annie Beatriz destaca que a Conferência da AMEE é o maior evento anual direcionado ao ensino médico, do qual participam instituições de todo o mundo, inclusive serviços de excelência reconhecida. “Participar dessa Conferência foi um aprendizado muito importante, pois pude me atualizar e conhecer experiências vivenciadas em escolas de diferentes países. Esta bagagem de conhecimento adquirida poderá, sem dúvida, ser aplicada em nossa instituição, com ganhos para os nossos alunos no processo ensino-aprendizagem”.

Professora Annie ressalta, ainda, que o trabalho apresentado pelas professoras Miriam e Marly foi de qualidade e levou o nome da UNIFENAS a um evento de projeção mundial. “O apoio dado pela Universidade foi fundamental”.

Na opinião da professora Marly, a importância de participar de um evento internacional é de fundamental importância, pois se pode observar que a associação entre tecnologias e a educação médica produz bons frutos. “E essa associação já vem sendo consolidada na UNIFENAS no curso de Medicina, através de várias ações utilizando o Moodle na elaboração de portfólios eletrônicos das Práticas Médicas na Comunidade, em cursos a distância das Ligas, em discussão de casos clínicos da disciplina Assistência Terapêutica Integral, no TBL, e no apoio às disciplinas presenciais”.