11 de novembro de 2015

Beatles é tema de mostra artística e cultural

Músicos que participaram da mostra com os organizadores: Matheus, Rogério Bueno, Ellyson Vilela (guitarra), Eduardo Alves, Jussara, Rogério Prado, Roger, James e Celso

“The Beatles On The Table”, um debate com intervenções musicais da banda inglesa que ganhou o mundo na década de 1960 e atravessou gerações, foi o título da 9ª Mostra Artística Cultural da UNIFENAS. Na mesa de debatedores, professores e convidados, fãs dos garotos de Liverpool, contaram como conheceram o som que os influenciou na juventude e como ele está presente também na música brasileira.

A nostalgia tomou conta dos amantes do rock produzido por John Lennon (guitarra rítmica e vocal), Paul McCartney (baixo, piano e vocal), George Harrison (guitarra solo e vocal) e Ringo Starr (bateria e vocal). Verdadeiras relíquias de discos de vinil, antes mesmo de a banda alcançar o sucesso mundial, foram apresentadas pelo professor Hudson Carvalho Bianchini. Discos adquiridos por ele ainda criança e que até hoje costuma ouvir. Ele os apresentou aos universitários que na era do MP3 sequer conheciam o vinil. “Disco não fura. Esses já tocaram muito e eu tenho a prova aqui”, disse sorrindo.

Do debate conduzido pelo professor Rogério Ramos do Prado, diretor de extensão e assuntos comunitários da UNIFENAS, participaram os professores Celso de Ávila Ramos e Jussara Maria de Oliveira Mesquita (coordenadora da mostra), com a participação especial de James Fiorini e Roger Figueiredo Ramos. Todos contaram histórias de como amigos e familiares apresentaram a eles a música da banda que se desfez em 1970.

Dentre as muitas curiosidades, James levou para a mostra um contrabaixo hofner (modelo de 1962) autografado por Paul McCartney. Foram muitas as tentativas de chegar próximo ao ídolo. Façanha que só conseguiu realizar em 2014, quando Paul esteve no Brasil. Hospedado no mesmo hotel de McCartney, James levou seu filho Felipe, então com 12 anos de idade, todo caracterizado e, com o baixo em mãos, ficou próximo ao elevador. Ao ver o garoto, Paul se dirigiu até ele e autografou o baixo. Toda a saga até conseguir o autógrafo está em um livro que James pretende publicar em breve. “E é uma coisa que a gente vai guardar para as gerações. Tem muita gente que fala: ah, um dia você vende. Mas isso aqui vai ficar para futuras gerações, a perder de vista”, afirma.

A homenagem aos Beatles

A ideia de homenagear os Beatles na Mostra Artística e Cultural da UNIFENAS partiu do Professor Celso, também músico. Ele, que é vocalista da banda Grooviola, formada por Matheus Dias (baixo), Eduardo Alves (teclado) e Rogério Bueno (bateria), tem o projeto “New Beatles”, em que cantam músicas dos Beatles em várias fases. A proposta surgiu de conversas com Roger Ramos, também músico e proprietário de uma casa de shows em Varginha.

Segundo Celso, a música brasileira foi muito influenciada pela banda inglesa. “Conforme o pessoal discutiu aqui, a gente vê influência no Clube da Esquina. E isso é uma coisa legal, porque é mineira, que está muito próxima da gente. Podemos vivenciar, perceber essa influência dos Beatles na arte do Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini e até em bandas atuais do Rio Grande do Sul; não só na questão de figurino como de instrumentação e colocação de vocais”, diz Celso.

Em meio ao debate, houve apresentação de várias músicas dos Beatles, interpretadas por James, Celso, Roger e Jussara. A coordenadora da Mostra disse que mais uma vez o evento foi emocionante. “Beatles não é atual, Beatles é eterno. Então, acho que superou as expectativas”.

Programação da Mostra

Este ano a Mostra Artística Cultural da UNIFENAS também contou com a “Mostra Oneyda Alvarenga & EU – Seu tempo, sua busca, sua obra”, uma iniciativa do Projeto Nômades: Circuito Cultural de Exposições Ela, Ele & Eu. A escritora varginhense, que teve como mentor Mário de Andrade, empresta seu nome à Discoteca Pública Municipal de São Paulo. De acordo com a organização, “a exposição presta homenagem à pesquisadora, ensaísta, folclorista, poetisa, musicista e etnóloga que, por meio de sua busca e de seu trabalho, deixou obra fonográfica fundamental para a construção da identidade cultural brasileira”.

Quem também enriqueceu a programação do evento com a sua presença foi João Bosco Azevedo. Ele, que já participou de outras edições, com exposição de fotografias antigas de Alfenas, este ano trouxe a “Mostra de Escultura de Vinil”. Algumas das obras expostas retrataram os Beatles. A ligação do artista plástico com a música vem de muitos anos como produtor de eventos e proprietário de casas de shows em Alfenas.

No final das mostras, os presentes participaram de uma confraternização no hall da Biblioteca Central da UNIFENAS. Alunas do curso de Nutrição preparam alimentos para degustação e foram elogiadas pela iniciativa.