11 de novembro de 2015

Semic e Simpósio de Pesquisa divulgam trabalhos da UNIFENAS

Rosângela Fressato
Este ano foram apresentados mais de 300 trabalhos científicos

Divulgar as pesquisas que a UNIFENAS produz. Este é o principal objetivo do Seminário de Iniciação Científica (Semic), que este ano chegou a sua 14ª edição, e também do 10º Simpósio de Pesquisa. A palestra de abertura foi sobre “Fitorremediação como área de interesse para iniciação científica”, proferida pelo egresso e doutorando Flávio Henrique Silveira Rabelo.

O evento ocorreu em outubro, na Sala Professor Edson Antônio Velano, com a presença de acadêmicos, professores, coordenadores de cursos e do professor Dr. Mário Sérgio Oliveira Swerts, pró-reitor acadêmico e diretor de Pesquisa e Pós-Graduação. Segundo ele, hoje, para uma estruturação de uma pós-graduação strictu sensu, no nível mestrado acadêmico, ou profissional ou doutorado, é necessário que se tenha uma atividade prévia de pesquisa na instituição e esta atividade nasce de uma iniciação científica, que é justamente o objetivo do Semic, “que, conjuntamente ao Seminário, oportunizou que outros trabalhos também fossem apresentados”.

O professor ressalta que a proposta do Seminário é aprimorar a pesquisa por meio da avaliação, pesquisa essa que vai favorecer a descoberta de novas áreas. “É uma reação em cadeia: vem a pesquisa e, consequentemente, um programa de pós-graduação que objetiva, essencialmente, formar e capacitar recurso humano, que é o objetivo da pós-graduação, isto é, qualificar o profissional para que ele possa transformar o meio, transformar a sociedade em que ele está inserido e por sua vez orientar novos profissionais que vão exercendo esse trabalho”.

Iniciação Cientifica: um diferencial para a carreira profissional

O egresso e doutorando Flávio Henrique Silveira Rabelo (bolsista por duas vezes na UNIFENAS) foi o convidado deste ano para falar aos presentes. Ele explanou sobre “Fitorremediação como área de interesse para iniciação científica” e destacou aos acadêmicos a importância da iniciação científica na solução dos problemas enfrentados no mercado de trabalho. “A iniciação cientifica proporciona aos profissionais características que os ajudam a lidar com as dificuldades. “Por exemplo, você aprende a coletar e a interpretar dados, formular conclusões, interpretar o que é importante ou não. E isso você carrega para sua vida”.

Flávio, que está entre os Top 100 cientistas brasileiros, na área de ciências agrárias com ênfase em fitorremdiação, classificado por uma instituição internacional denominada Biographical Centre Internacional, destaca que a UNIFENAS contribuiu significativamente para o sucesso de sua carreira profissional, proporcionando-lhe um corpo docente qualificado, realizando iniciação científica e dando a oportunidade de participar de vários eventos. “Sem a UNIFENAS eu não estaria onde estou. Estar aqui hoje palestrando é algo muito significativo para mim”.

Trabalhos

Aproximadamente 300 trabalhos foram apresentados durante o encontro. A professora Dra. Laura Helena Órfão, coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da UNIFENAS, observa que está havendo um crescimento no conhecimento dos acadêmicos, “principalmente no sentido de ouvir críticas dos professores e melhorá-los durante o processo de pesquisa”.

Estes trabalhos foram avaliados por professores da UNIFENAS e também de outras instituições. Para Mário Sérgio, o avaliador externo é convidado com o objetivo de ser crítico a ponto de exercer a atividade de reflexão, de trazer algo novo e de questionar o que a Universidade faz no sentido construtivo. “Ele vem para sempre promover algo de bom às nossas pesquisas. Por isso o aprimoramento e aumento desse banco de avaliadores externos.”

Maturidade e responsabilidade

O aluno de Farmácia Alexandre Ferreira participou pela primeira vez da iniciação científica. Em sua opinião, esta atividade é relevante pois permite ao estudante ter uma perspectiva de um trabalho. “Se fosse possível estender a iniciação cientifica a todos os alunos, eles ganhariam muito, sairiam profissionais muito mais capacitados. Eles aprendem a ter maturidade e responsabilidade para exercer a profissão escolhida”.