20 de novembro de 2015

Egresso de sucesso fala aos alunos de Nutrição durante Congresso

Rosângela Fressato
O palestrante e egresso da UNIFENAS, Dr. Dennys Cintra

Prof. Dr. Dennys Esper Corrêa Cintra,é ex-aluno da primeira turma do curso de Nutrição. Pós-doutor, hoje ele é Coordenador do Centro de Estudos de Lipídios em Nutrigenômica (CELN) - Faculdade de Ciências Aplicadas - UNICAMP – Limeira/SP e ministra aula no curso de Nutrição.

Com toda essa bagagem e sucesso profissional, o egresso participou do 10º Congresso de Nutrição da UNIFENAS, abordando o tema "Alimentos funcionais aplicados no tratamento da obesidade".

Como grande incentivador dos acadêmicos que assistiram a ele, Dr.Dennys contou que desde criança sonhava em ser cientista e teve grande apoio dos pais. Prestou vestibular para Medicina, inclusive na UNIFENAS, mas, como não conseguiu ingressar no curso por grandes dificuldades, optou por Nutrição. “Me apaixonei pela profissão ao longo do curso. Na primeira semana de aula, eu já entrei em um laboratório de pesquisa. Tive quatro anos de iniciação científica que me transformaram. Saí da graduação e fui para o mestrado, doutorado, pós-doutorado. Só tenho a agradecer a Deus porque, muito rápido, eu realizei meu sonho de criança”.

O pesquisador destaca a importância de participar de congressos e demais eventos extraclasses: “Me lembro do primeiro evento de que participei. Ali eu me senti muito motivado, conversei com alguns dos palestrantes e fiz vários contatos com os quais alguns são meus parceiros em pesquisas científicas”.

Professora Carolina Soares Horta de Souza, coordenadora do curso de Nutrição, ressalta que, como todos os congressos, este tem o intuito de atualização dos acadêmicos e reciclagem dos egressos e dos profissionais da região, que também prestigiaram o evento.

Sobre o tema “Saúde e Sustentabilidade”, a coordenadora observa que há uma grande preocupação com as questões ambientais, e a Nutrição tem tudo a ver com o assunto, uma vez que atua com alimentos. “É preciso haver um consumo consciente desses alimentos, além do seu plantio, da sua produção e o aproveitamento integral dos alimentos”.

As demais palestras proferidas durante o Congresso foram “Personalidade, Felicidade e Sustentabilidade” (psicóloga e professora Cleida de Lima Vital); e “Educação Alimentar e Nutricional pelo Métodos Intuitivo” (professor Dr. Michel

Cardoso de Angelis Pereira – Departamento de Nutrição da UFLA). Houve também um minicurso sobre “Obesidade e Técnicas de Emagrecimento” (nutricionista Marcela Ávila) e debate sobre o tema.

Homenagem

Na abertura, a diretora de graduação Gerusa Vilela Terra foi homenageada pelos alunos do curso, em reconhecimento ao trabalho desenvolvido por ela enquanto esteve na coordenação da Nutrição.