23 de novembro de 2015

Psicologia elabora o jogo motivacional “Chegando lá!”

Colaboração Ártemis Marques Alvarenga

Por iniciativa do curso de Psicologia da UNIFENAS, câmpus de Varginha, foi elaborado o jogo “Chegando lá!”. Ele surgiu de uma necessidade no estágio em Orientação Vocacional, pois a desmotivação ao se refletir sobre o futuro profissional e pessoal era recorrente nos encontros com os estudantes. Com o intuito de ampliar a consciência dos jovens e também favorecer uma participação ativa frente aos determinantes da escolha profissional, delineou-se como primordial a elaboração de um recurso técnico para a continuidade do estágio.

No jogo há questões potencialmente reflexivas, colaborativas e desafiadoras. É um jogo de tabuleiro, em que há várias casas entre a saída e a chegada. Em algumas casas, as mensagens são de reconhecimento pelo esforço pessoal, e o jogador avança uma casa. Em outras, há situações de algum prejuízo, seja na vida profissional ou acadêmica, por descompromisso e, assim, o jogador fica uma rodada sem jogar. Na maioria das casas há um impasse em que o jogador deve propor alternativas para solucioná-lo, por exemplo: “Você percebe o quanto ainda falta para se formar e então você se sente desanimado. Você pode...”. Caso o jogador dê sugestões, ele avança no jogo; caso não dê, fica uma rodada sem jogar.

Importante ressaltar que esse jogo é colaborativo: se o adversário sugerir alternativas para os impasses, ele ganha pontos que serão contabilizados ao final. O jogo, em um clima descontraído e com símbolos próprios do universo dos jovens estudantes, já se mostrou um recurso que flexibiliza pensamentos rígidos e favorece a superação dos obstáculos próprios do percurso profissional.