24 de novembro de 2015

Ensino de excelência une curso de Administração da UNIFENAS-Alfenas à FGV

Diretora de graduação e colaboradores da UNIFENAS reunidos para tomar conhecimento da parceria com a FGV

A FGV (Fundação Getúlio Vargas), instituição de referência nacional e internacional na área das Ciências Sociais e afins, reconheceu a qualidade do curso de Administração da UNIFENAS (Universidade José do Rosário Vellano), câmpus de Alfenas. Ao comprovar que o curso atende às exigências da Fundação, no que se refere a um ensino de excelência, estrutura física e corpo docente, foi firmada uma parceria com a Universidade por meio do programa de Certificação de Qualidade FGV.

Com a parceria, o curso de Administração de Alfenas terá sua grade curricular, bem como seu material didático, alinhada à da Fundação Getúlio Vargas. A mudança começa com a primeira turma de ingressantes de 2016. O acadêmico fará provas nacionais aplicadas pela Fundação que, durante a graduação, também dará suporte ao curso por meio de seus profissionais. Ao término da graduação, o formando receberá o diploma da UNIFENAS e uma declaração de que fez um curso chancelado pela FGV.

Como ressalta a professora Juliana Mafra Saldado Andrade, coordenadora do curso de Administração, ele passou por uma auditoria da FGV para conhecer suas instalações, corpo docente, projeto pedagógico e sua estrutura geral. Ela acredita que, com visita, o auditor pôde atestar os diferenciais da UNIFENAS, que sempre primou por oferecer uma graduação inovadora, a exemplo das práticas gerenciais que colocam o aluno em contato com a realidade de mercado. Em todos os critérios avaliados pela auditoria, a graduação recebeu nota máxima 5 (escala que vai de 1 a 5).

A parceria inaugura um novo momento no curso de Administração de Alfenas, que, reconhecido no sul de Minas, ganhará projeção nacional por meio do programa da Certificação da primeira escola de negócios do Brasil. “Nós temos um curso sólido, mas a parceria com a Fundação Getúlio Vargas vem dar mais força à qualidade ao curso que oferecemos”, diz a coordenadora.

Autonomia institucional

Mesmo com a parceria, a UNIFENAS não perderá sua autonomia, afirma Juliana. O que se exigirá do corpo docente e discente é o comprometimento com aquilo que a FGV coloca como obrigatório para um ensino de excelência; obviamente, eles passarão um período de adaptação, mas o professor terá flexibilidade na forma de dar aula. Para atender a uma realidade regional, é possível que a Universidade ofereça algumas disciplinas específicas, como por exemplo, gestão do agronegócio. Quanto à nota do aluno, parte será atribuída pela UNIFENAS e parte por avaliações aplicadas pela Fundação, no mesmo dia e horário de todas as instituições de ensino superior certificadas.

Segundo Juliana, a base de uma boa formação está intimamente ligada ao conhecimento, às habilidades e à atitude. “Então, de parte da FGV vem muito do que se refere ao conhecimento; de parte nossa, com nossas metodologias inovadoras, vamos continuar trabalhando as habilidades e atitudes que são indispensáveis à formação do profissional na área de Administração.”

A parceria entre a FGV e o curso de Administração da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, foi firmada no mês de outubro. Como destaca a professora Gerusa Siqueira Vilela Terra, diretora da graduação da UNIFENAS, o curso será reestruturado com base nas exigências da Fundação no que se refere ao aspecto pedagógico e avaliativo. Ela enfatiza que, dentre os vários benefícios desta união, está a alta taxa empregabilidade dos profissionais certificados. “Como a FGV tem parceria com grandes empresas e multinacionais, ela acaba direcionando o egresso para estes postos de trabalho.”

Vale lembrar que, ao longo a graduação, os alunos e os professores terão acesso a uma plataforma na Internet com material didático, notícias e questões inovadoras. Há também a possibilidade do acadêmico da UNIFENAS participar de intercâmbio com outras instituições certificadas, inclusive com estrangeiras.

Para que a certificação seja mantida, anualmente, haverá uma auditoria da FGV in loco. Gerusa aponta que a maior prova da qualidade da parceria está atestada nas notas do Enade das instituições de ensino superior já certificadas. “88% das instituições que são credenciadas têm nota máxima no Enade, nota ‘5’”.

Sobre o que levou a Universidade a buscar a parceria, a diretora de graduação disse: “diferenciar-se no mercado. A gente sabe que existem muitos cursos de Administração, mas nós queremos ser o melhor do sul de Minas”.