20 de janeiro de 2016

Encontro propõe reflexão sobre o papel do professor

Rosângela Fressato
Para Daniela Augusta empreendedorismo significa atitude

Aproximadamente 200 pessoas, entre professores e coordenadores de cursos, se reuniram na sala Prof. Edson Antônio Velano da UNIFENAS, câmpus de Alfenas, para um momento de reflexão sobre “ser professor”. A magnífica reitora professora Maria do Rosário Araújo Velano também compareceu para prestigiar o encontro, que teve como palestrante Daniela Augusta Barbosa Guimarães, graduada em Recursos Humanos e proprietária da empresa Daniela Augusta Treinamentos.

Daniela abordou o tema “Educação empreendedora: novas perspectivas, novas atitudes”, explicando que, quando se fala em empreendedorismo, logo imaginamos uma empresa, processos de negócios; enquanto que empreendedorismo significa atitude. Assim, ela explanou sobre comportamento empreendedor, atitude empreendedora, as características de um profissional que tem esse comportamento e as possibilidades de as pessoas obterem sucesso. “Independentemente daquilo que a gente faça, todos nós somos empreendedores e devemos refletir sobre o que queremos buscar de um negócio, o que eu preciso fazer para ter sucesso naquilo que eu escolhi como profissão. Vamos ver como fazer isso em sala de aula para que, independentemente da matéria, essa aula possa ser empreendedora”.

Desenvolvimento

O encontro foi organizado pela pró-reitoria acadêmica (Professor. Dr. Mário Sérgio Swerts), diretoria de graduação (Professora Gerusa Vilela Terra) e diretoria de extensão e assuntos comunitários (Professor Rogério Ramos do Prado). Dr. Mário Sérgio explica que o professor já deixou, há muito tempo, de ser apenas um passador de conteúdo; é seu dever estar focado na formação profissional e na formação de um cidadão que deve modificar o meio em que estará inserido. Daí o motivo de propor este momento de reflexão.

Segundo ele, foi objetivo também do encontro fomentar o desenvolvimento do corpo docente. “O professor por si só é um formador de opinião, uma referência a ser seguida. Por isso, queremos que os nossos docentes busquem sempre a educação continuada e façam reflexões sobre o seu papel na Universidade. A UNIFENAS busca a qualidade na formação de seus acadêmicos e essa qualidade é ofertada pela equipe de professores e coordenadores”.

Na opinião da professora Gerusa, o momento proporcionou uma troca de experiências e “de reflexão sobre o quanto nós, professores, precisamos ser espelhos, exemplos para os nossos alunos”.

O evento, que ocorreu em dezembro de 2015, contou também com um momento cultural ao som de Jussara Mesquita, Celso Ávila e Hélder Luiz Ribeiro, todos professores da Universidade.