4 de maio de 2016

Engenheiros reencontram-se após anos de formados

“Turma 81/1” do curso de Engenharia Civil e alguns de seus ex-professores

A “Turma 81/1” do curso de Engenharia Civil da UNIFENAS reencontrou-se na Universidade após três décadas da graduação. Abraços e sorrisos evidenciaram a emoção do grupo, composto por mais de 20 egressos. Em depoimento destacaram que a Universidade os tornou pessoas melhores e profissionais diferenciados.

Eles percorreram os corredores do câmpus de Alfenas por onde caminharam boa parte de sua vida acadêmica e conheceram alguns dos novos laboratórios do curso. No trajeto, foram acompanhados por três de seus antigos professores: Afonso Henrique Vilela, Adilson Moreira Soares e José Roberto Paoliello (atual coordenador da Engenharia), sendo os dois últimos ainda docentes na Universidade.

Uma chamada, realizada por meio da ata de colação de grau, os fez recordar da época em que foram estudantes; o que resultou em declarações afirmativas em relação ao fato de poderem carregar em suas histórias de vida o diploma do curso de Engenharia Civil da UNIFENAS. “Tenho muito orgulho de ter estudado aqui e, principalmente, de ter feito deste diploma a base da minha vida. O diploma de engenharia me deu tudo que eu tenho, e muito mais do que isso, ele me ensinou a ser homem, me ensinou a trabalhar”, enfatizou Clóvis Almeida, proprietário de uma construtora em Caxambu - MG.

Um dos responsáveis por organizar o encontro da turma que se formou em 7 de dezembro de 1985, Antônio Rocha Granado, disse que os colegas se espalharam por vários estados brasileiros (Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul) e inclusive fora do país, em Cochabamba, Bolívia. Ele mesmo reside em Goiânia – GO, onde possui uma construtora. O engenheiro conta como é retornar à Universidade: “A escola não foi só aquele período de cinco anos, foi um período que vai ao longo de nossas vidas, pois carregamos junto o respeito que temos pela UNIFENAS e pelos professores. É algo extremamente gratificante”.

José Roberto Paoliello mostrou-se satisfeito por receber palavras elogiosas ao ensino que a instituição lhes ofereceu e continua a oferecer. “As colocações feitas deixam a gente muito envaidecido, porque o trabalho foi feito com qualidade, com carinho, com dedicação. Isso é uma motivação a mais para continuarmos a trabalhar nesse nível ou talvez em um nível maior ainda.”

O sentimento que os egressos carregam e relação à UNIFENAS é recíproco, de acordo com a profa. Gerusa Vilela Terrra, diretora de graduação: “Está nas palavras, nos olhares deles o quanto que a UNIFENAS fez a diferença na vida de cada um de nós; inclusive. Isso representa um orgulho muito grande para todos nós, isso realmente reafirma o ensino de qualidade que a gente faz aqui”.

Ao ler uma mensagem aos colegas e mestres, Sérgio Luiz De Carli se emocionou, pois, como discorreu, “foi por causa da saudade”, que se reuniram. Por causa da saudade deslocaram-se de suas cidades para participarem do encontro. “A emoção de voltar à escola depois de 30 anos, o reencontro com os amigos, isso tudo toca um pouco o coração da gente”, afirmou o egresso que possui uma construtora em Machado – MG.